top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Tudo o que você precisa saber sobre o termostato analógico


Tudo o que você precisa saber sobre o termostato analógico

O termostato analógico é um aparelho que serve para controlar a temperatura de um ambiente e evitar o superaquecimento, além de reagir quando atinge um ponto definido anteriormente. Ele é muito utilizado na construção de máquinas e em outras atividades de natureza industrial que envolvem o uso de limitação da temperatura.


Trata-se de um equipamento que vem se tornando cada vez mais popular principalmente pela sua praticidade e facilidade de uso, além de oferecer muitos recursos avançados. Ele pode ser de dois tipos: digital e analógico.


Mas, afinal, por que ele é tão útil assim? Será que ainda vale a pena investir nesse aparelho? Neste post, você vai entender o funcionamento do termostato analógico e as vantagens de adquirir esse equipamento. Acompanhe!

O que é termostato?

O termostato é um aparelho que detecta as variações de temperatura de um ambiente e as corrige, com o intuito de manter uma atmosfera dentro de uma faixa aceitável. Ele vem sendo muito utilizado na automatização dos processos, principalmente os industriais.


Esse aparelho contém dois componentes, que são conhecidos como sensores e reguladores. Os sensores têm a finalidade de mostrar a oscilação térmica. Por sua vez, os reguladores controlam a diferença e conseguem corrigir os erros de temperatura, que é mantida no nível recomendado.


Qual é a diferença entre o termostato analógico e o digital?


O termostato analógico permite controlar a temperatura por um mecanismo conhecido como set-point. Esse sistema funciona por meio de um botão que contém uma seta. Ela deve ficar acima da temperatura selecionada em uma escala determinada no controlador.


Tal componente apresenta um custo baixo e, por isso, tem sido muito utilizado nos termostatos. No entanto, a sua precisão costuma ser mais reduzida, em comparação com o termostato digital. Os controladores de temperatura do tipo analógico são bastante usados em ambientes que não necessitam de leitura da temperatura. Eles podem ser vistos frequentemente em estufas, saunas, fornos, aquários ornamentais e demais ambientes amplos.


Por sua vez, o termostato digital é um controlador de temperatura inteligente que permite ao usuário programar o ajuste de temperatura semanalmente ou mensalmente, possibilitando que o aparelho seja ligado e desligado em diversos momentos durante o dia, conforme a rotina dos usuários, como ao sair ou chegar em casa e ao dormir.


Esse aparelho oferece uma ótima precisão e leitura da temperatura do ambiente. Por meio dessa funcionalidade, há um modo de configuração que permite que o usuário crie parâmetros de controle de temperatura, como a escala, o tipo do sensor, a quantidade de saídas, entre outros. Além disso, o termostato digital contém um display que indica a temperatura — tanto a atual quanto a desejada, que podem ser mostradas de maneira simultânea.

Por que usar o termostato analógico?

Os termostatos do tipo analógico apresentam diversos benefícios e podem ser a melhor opção, mas tudo depende dos objetivos e das necessidades do usuário. Confira, a seguir, as principais vantagens em adquirir esse modelo.

Simplicidade

Caso o objetivo seja apenas fazer uso das funcionalidades básicas do equipamento, como o controle e o ajuste da temperatura do ambiente, o termostato analógico cumpre bem esse papel e acaba sendo uma excelente escolha que supre todas as demandas do usuário.

Como o intuito do termostato é manter a temperatura contínua, o próprio aparelho consegue efetuar o ligamento e o desligamento do sistema de aquecimento, a fim de evitar a mudança repentina na temperatura.

Facilidade de instalação

A instalação do termostato analógico é bem simples e não exige muito esforço, podendo ser feita por uma pessoa comum, sem conhecimento avançado no assunto.


De qualquer forma, é importante tomar alguns cuidados no momento da instalação a fim de evitar danos ao funcionamento do aparelho. O principal é evitar o uso de artefatos inapropriados e que fiquem muito colados ao tubo capilar.


Além disso, outro cuidado essencial é evitar pancadas e dobras no terminal elétrico, assim como se certificar de que a fiação elétrica seja a correta para não sofrer com a inversão e o consequente mal funcionamento do equipamento.

Funcionamento independentemente de energia

O termostato analógico opera por meio de baterias que duram bastante tempo. Dessa forma, ele funciona sem a necessidade de energia, o que é uma grande vantagem em termos de economia de eletricidade. Esse fator também impede o seu desligamento em caso de queda de energia.

Manutenção simples

A manutenção adequada e regular é essencial para garantir o desempenho efetivo do termostato e para evitar o mau funcionamento de válvulas e baterias, o que poderia levar ao superaquecimento, ao desgaste nas peças, entre outros problemas.


Esse cuidado prolonga a vida útil e do aparelho e o mantém funcionando do modo adequado por muito mais tempo.


A manutenção pode ser feita de um modo simples, mas, ainda assim, é essencial seguir as orientações de instalação e manutenção do manual de instruções, que costumam ser definidas conforme cada modelo.


Quais são os modelos disponíveis na IMC Resistências Elétricas?


A IMC Resistências Elétricas disponibiliza vários modelos de termostatos analógicos, sempre prezando a qualidade e o custo-benefício. A empresa oferece diversos diferenciais e está presente no mercado há mais de 50 anos.

Alguns dos modelos de termostato oferecidos são:

  • Termostato Agetherm de 20ºC a 120ºC;

  • Termostato Agetherm de 50ºC a 200ºC;

  • Termostato Agetherm de 50ºC a 300ºC.

  • Termostato Caem de 30ºC a 120ºC;

  • Termostato Caem de 50ºC a 320ºC;

  • Termostato Caem de 60ºC a 200ºC.


Como vimos, o termostato analógico é útil e apresenta muitas vantagens para quem deseja manter e controlar a temperatura do ambiente de modo prático, simples e com o melhor custo-benefício. Não é preciso gastar muito em um equipamento de controle e ajuste de temperatura. Existem muitos aparelhos no mercado, e cabe a você definir aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades e objetivos.


Quer controlar a temperatura do ambiente de maneira eficiente e com o melhor custo-benefício? Então, entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos modelos de termostato analógico!

252 visualizações24 comentários

24件のコメント


Carlos Abreu
Carlos Abreu
5月14日
いいね!

Carlos Abreu
Carlos Abreu
5月04日

Se puderem acessar algumas páginas do meu site

Instalador de ar-condicionado

Engenheiro Civil em Brasília

いいね!

Carlos Abreu
Carlos Abreu
4月12日
いいね!

Carlos Abreu
Carlos Abreu
4月12日
いいね!

Carlos Abreu
Carlos Abreu
4月12日
いいね!
bottom of page