top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Paradas de manutenção: como realizar de forma planejada?


Paradas de manutenção: como realizar de forma planejada?

As paradas de manutenção são necessárias para manter o processo produtivo de uma indústria sob controle dos seus gestores.


É importante entender o que são essas paralizações e como realizá-las de maneira eficaz para evitar prejuízos aos negócios. Afinal, é mais demorado e caro realizar a manutenção corretiva durante o horário normal de operação dos maquinários.


Por esse motivo, as paradas de manutenção geralmente são programadas fora do horário de expediente de trabalho, com o objetivo principal de reduzir custos. Elas melhoram a segurança e diminuem os desperdícios de mão de obra e de materiais.


Se você não tem experiência suficiente com esse tipo de atividade, não se preocupe: vamos ajudar com diversas dicas. Este artigo contém sugestões valiosas sobre como planejar, organizar e conduzir uma parada de manutenção planejada. Confira!

O que são as paradas de manutenção na indústria?

Parada de manutenção é um evento que requer a paralisação total das operações de uma instalação, planta ou equipamento industrial.


O desligamento dos maquinários é realizado para prevenir ou limitar os danos que podem ser causados ​​por falhas ou uso excessivo das máquinas. O procedimento pode ser planejado ou não, se houver alguma emergência.


Em muitas indústrias, as paradas de manutenção são planejadas para garantir a operação das instalações, sem que haja interrupção das linhas de produção.


As paralisações são úteis para manter os equipamentos em boas condições de funcionamento e interferem no ciclo de vida de qualquer maquinário. Por meio delas, são executados reparos e manutenção de rotina.


Elas também podem ser chamadas de interrupções planejadas, reparos programados ou revisões preventivas. Independentemente da nomenclatura adotada pela indústria, uma interrupção de urgência, sem planejamento, pode ser inconveniente e cara por atrapalhar as atividades de rotina. A falta de organização também pode gerar acidentes, os quais poderiam ser evitados.

Qual é a importância das paradas de manutenção?

As paradas de manutenção são importantes para manter a produtividade dos colaboradores e assegurar a continuidade das operações da indústria. Tratam-se de inspeções fundamentais que asseguram a atuação dos colaboradores enquanto estiverem no ambiente laboral.


As revisões mantêm os equipamentos funcionando em seu desempenho máximo, evitam quebras ou mau funcionamento. A manutenção regular também pode reduzir o tempo de inatividade devido a eventos inesperados, como corte de energia elétrica ou falhas mecânicas.


As revisões planejadas são executadas durante um certo dia ou noite, que é determinado com bastante antecedência para que todos os interessados estejam cientes. Isso inclui funcionários, fornecedores, clientes, contratados e parceiros de negócio.


Como realizar uma parada planejada de manutenção?


O primeiro passo que um bom gestor precisa dar é elaborar um cronograma — que deve ser aprovado por todas as partes envolvidas. Diante disso, antes de ser realizada a parada de manutenção, todos terão uma ideia clara do que acontecerá na indústria.


Veja, a seguir, outras sugestões para garantir o sucesso das paralisações e evitar incômodos desnecessários!

Atente-se às necessidades

Uma manutenção planejada pode romper as atividades industriais, mas ela também permite atualizações e reparos importantes.


Por exemplo, à medida que um setor continua crescendo e mudando, é crucial que os profissionais de gestão reservem um tempo para garantir que os colaboradores usem as ferramentas e equipamentos certos, conforme as necessidades de cada departamento.

Garanta um escopo bem definido

Certifique-se de ter um escopo bem definido para planejar paradas de manutenção. Isso ajudará a determinar quando será o melhor momento para o desligamento planejado das máquinas e o que será feito durante esse período.


Defina um cronograma para fazer as revisões, aponte os maquinários a serem revisados e determine quem será responsável pelo quê.


Assegure-se de que todos os recursos necessários estarão disponíveis aos profissionais contratados antes de realizar a parada de manutenção e que os membros das equipes conheçam as suas responsabilidades.


Uma paralisação não deve ocorrer sem uma data e hora acordadas, para que haja tempo suficiente para os responsáveis executarem os reparos e as devidas revisões.


Por outro lado, a manutenção não deve ser durante o horário de trabalho tradicional, pois isso atrapalha a linha de produção, especialmente quando os funcionários trabalham durante longas horas todos os dias.


O momento ideal seria em um dia de folga ou então planejar de acordo com a sua agenda, para que não tenham reuniões ou outros compromissos no dia agendado.

Siga as instruções de máquinas e equipamentos

Observe as indicações dos fabricantes sobre a necessidade de realizar manutenções preventivas nos equipamentos, e siga as instruções registradas pela fábrica de cada máquina.


Os equipamentos são projetados para ter eficiência em longo prazo, e a sua manutenção é essencial para mantê-los em perfeitas condições de uso. Se você tiver alguma dúvida sobre o que precisa fazer, consulte o manual.


Saiba que é possível entrar em contato diretamente com os fabricantes, caso não tenha mais acesso aos manuais.


Faça a supervisão para ter certeza de que todas as etapas serão seguidas pelos profissionais que trabalham com a manutenção dos maquinários, pois qualquer negligência pode reduzir drasticamente a vida útil das ferramentas ou máquinas.

Planeje bem o orçamento

Planejar bem o orçamento da indústria é uma tarefa importante para a realização de paradas de manutenção. Você pode criar estratégias para que as revisões sejam efetuadas conforme as finanças e as demandas da sua organização.


Calcule antecipadamente os custos dos materiais, da mão de obra e das ferramentas necessárias para o trabalho. Você pode, inclusive, estimar o tempo que os profissionais responsáveis levarão para concluir os trabalhos.


A criação de um orçamento ajuda o gestor a permanecer no caminho certo ao realizar o planejamento das paradas de manutenção. Defina, no documento, todas as tarefas necessárias e escolha um dia ou hora em que os equipamentos não estarão sendo operados.

Conte com um sistema de processamento de dados

Um sistema de processamento de dados é muito importante para a indústria, pois ajuda a automatizar processos e torná-los mais eficientes.


Conte com uma solução adequada, que ajude a programar as manutenções que exigem o desligamento de equipamentos essenciais. Um software, por exemplo, pode indicar os prazos para a realização das revisões.

Conheça a demanda

Para planejar corretamente as paradas de manutenção na indústria, é indispensável prestar atenção às necessidades e prazos acordados com os clientes.


Ao reservar um tempo para garantir que cada equipamento esteja limpo e funcionando da melhor maneira possível, o gestor pode manter o público satisfeito e oferecer um alto padrão de qualidade, além se suprir as demandas do negócio.

Procure uma empresa de manutenção de qualidade

Escolha a empresa de manutenção que ofereça qualidade, já que isso faz diferença. Encontre uma organização que seja confiável e tenha experiência, mas que esteja acessível caso aconteça algum imprevisto com a indústria.


Observe os índices de satisfação dos clientes dessa prestadora de serviços, e confira os comentários registrados nas redes sociais.


Entendeu como realizar paradas de manutenção de forma planejada? O uso da tecnologia pode trazer mais eficiência para esses procedimentos, bem como auxiliar na gestão da segurança das máquinas.


Existem soluções que informam ou emitem avisos sempre que um equipamento precisa de cuidados, e não permitem que os maquinários sofram danos irreversíveis.


Achou essas informações interessantes? Então, compartilhe-as com seus colegas nas redes sociais!

25 visualizações3 comentários
bottom of page