top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Conheça as diferenças entre o ebulidor de inox e o ebulidor de alumínio!


Conheça as diferenças entre o ebulidor de inox e o ebulidor de alumínio!

O ebulidor de inox e o ebulidor de alumínio são feitos de materiais diferentes, e isso é óbvio. No entanto, há diferenças entre eles que não são tão claras assim. Os dois têm largo uso nos mais variados segmentos e, quando falamos em ebulidores, algumas características particulares fazem com que eles sejam distintos.


Pensando nisso, este artigo elucida melhor essa questão. Ao ler o texto, você entenderá melhor o que é de fato um ebulidor e para que ele serve. Depois, verá quais são as diferenças entre os materiais citados, para, por fim, conferir as distinções entre os dois tipos de ebulidores.


Fique até o final do texto para aprender mais sobre esse assunto. Boa leitura!

O que é um ebulidor?

Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda não sabem o que é um ebulidor. Ou então, até já viram um, mas não sabem identificá-lo pelo nome nem entendem realmente qual é a sua função. A verdade é que um ebulidor é um equipamento de alta funcionalidade quando o assunto é fazer a transformação de energia elétrica em energia térmica.


Sim, isso mesmo. A principal função de um ebulidor é a de provocar um aquecimento. No entanto, esse aquecimento não é direcionado a qualquer tipo de material. Na verdade, essa relação se dá em conformidade ao estado em que o material se encontra: um ebulidor atua apenas em líquidos.


Dessa forma, estamos falando de um instrumento que é utilizado no aquecimento de um determinado líquido, como a água, o leite ou qualquer outro líquido que precise de calor.


Um ebulidor é feito de uma alça para manuseio, seguida de seu material aquecedor. Este pode se apresentar de diferentes formas, entre elas o inox e o alumínio, materiais amplamente usados para esse fim.

Qual é a diferença entre o inox e o alumínio?

Apesar de ambos os materiais serem utilizados em fins como a fabricação de ebulidores, há diferenças entre eles. É bem verdade que existem semelhanças também, como a propriedade anticorrosiva presente nos dois. No entanto, vamos esmiuçar melhor o que há de pontos distintos entre esses dois campeões em peças metálicas.


Talvez, um dos principais pontos de diferença seja no que diz respeito à resistência dos dois materiais. Nesse quesito, vale lembrar que o inox é uma liga metálica, enquanto o alumínio é um metal por si só, sendo comercializado muitas vezes em seu estado puro.


Sendo uma liga metálica, é preciso conhecer quais são os metais que compõem o inox. Em sua grande maioria, as peças de inox são feitas de ferro e cromo, sendo possível que outros elementos sejam acrescentados conforme a intenção de alteração de suas propriedades. No entanto, é claro que é a porcentagem de cromo que será responsável por sua durabilidade.


Já quando falamos no alumínio, é importante saber que esse material é comercializado em sua forma pura, conforme já falado. Sendo assim, ele tem uma grande tendência a sofrer oxidação, o que poderia nos levar a pensar que se trata de um item de baixa qualidade. No entanto, curiosamente, não é isso o que acontece, pois a própria camada de oxidação inicial que se sobrepõe ao material lhe dá a devida proteção e durabilidade.


Certamente, outro ponto interessante que diferencia esses dois materiais é o peso, e esse é um fato bem conhecido, pois o alumínio se destaca bastante. Como sua densidade é bem menor que a do aço inox, seu peso também acompanha esse mesmo raciocínio.


Quais são as principais diferenças entre o ebulidor de inox e o ebulidor de alumínio?


Apesar de serem destinados à mesma finalidade, os ebulidores de inox e de alumínio apresentam suas diferenças. Veja a seguir quais são as principais distinções entre esses dois tipos de equipamentos.


Durabilidade e resistência


Conforme já demonstrado, ambos os ebulidores são feitos com materiais muito resistentes e duráveis, e a diferença entre eles é sensível.

Enquanto o ebulidor de inox é feito de uma liga metálica, o ebulidor de alumínio é feito em material puro. No longo prazo, isso resulta em uma durabilidade um pouco maior para o ebulidor de inox, principalmente se o uso não for constante.

Isso ocorre devido à adição de níquel ao inox usado nesse ebulidor, o que impede a entrada de água e oxigênio em sua estrutura.


Capacidade de aquecimento


Quando o quesito de comparação é a capacidade de aquecimento, os dois ebulidores não são tão diferentes assim. Mesmo que sejam feitos de materiais distintos, seu propósito é muito bem cumprido.


As diferenças se dão mais em relação à mudança brusca de temperatura do que ao aquecimento. O inox suporta melhor as variações.


Facilidade de limpeza


Como o inox é uma liga metálica construída para aplicações voltadas para cocção em sua grande maioria, ele conta com uma superfície mais adequada para a limpeza. Já o alumínio muitas vezes não é dotado dessa capacidade, o que torna o inox mais fácil de limpar.


Claro que essa diferença é imperceptível ao ferver água, mas com substâncias como o óleo, o caso é diferente.


Preço


Não é regra, mas, em geral, os ebulidores de inox costumam ter o preço um pouco mais elevado do que os ebulidores de alumínio.


Certamente, isso se deve ao fato de que o inox é uma liga metálica. Isso implica dizer que, para que esse material seja criado, é preciso passar por um rigoroso processo de beneficiamento. Como consequência, seu custo é maior.


Como vimos, existem alguns pontos divergentes entre o ebulidor de inox e o ebulidor de alumínio. Isso não poderia ser diferente, pois eles são feitos com materiais distintos, e cada um possui suas propriedades. Enquanto o inox é uma liga, o alumínio é um material puro, e isso tem implicações. No entanto, ambos os ebulidores servem com maestria ao propósito a que se destinam.


Gostou deste conteúdo em que explicamos as diferenças entre ebulidores de inox e de alumínio? Após ler essas informações, você deseja adquirir um item desse tipo? Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja os produtos que oferecemos!

98 visualizações24 comentários

24 comentários


Carlos Abreu
Carlos Abreu
14 de mai.
Curtir

Carlos Abreu
Carlos Abreu
04 de mai.

Se puderem acessar algumas páginas do meu site

Instalador de ar-condicionado

Engenheiro Civil em Brasília

Curtir


Carlos Abreu
Carlos Abreu
12 de abr.
Curtir

Carlos Abreu
Carlos Abreu
12 de abr.
Curtir
bottom of page