top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Conheça os principais tipos de circuitos elétricos e suas características!


Conheça os principais tipos de circuitos elétricos e suas características!

Os circuitos elétricos são um mecanismo fundamental para o funcionamento de diversos equipamentos e dispositivos. É importante entender também que os tipos de circuitos elétricos proporcionam o livre acesso das correntes elétricas por seus trechos, e cada um apresenta características específicas.


De um modo geral, trata-se de ligações fechadas que começam e terminam em um mesmo ponto. Eles são formados por uma fonte de tensão, como é o caso da bateria, por uma carga e por um condutor, que são basicamente os cabos que transportam a corrente elétrica.


Mas, afinal, você conhece todos os tipos de circuitos elétricos? Neste post, vamos explicar o que é um circuito elétrico e apresentar os três principais, que são o circuito em série, o circuito paralelo e o circuito misto. Confira!

Circuito elétrico em série

No circuito em série, como o próprio nome sugere, uma carga está ligada depois da outra. Isso pressupõe que o circuito elétrico está associado ao mesmo trajeto. Com isso, há somente um caminho a ser percorrido pela corrente elétrica.

Logo, ela não se divide, e todas as cargas são ligadas e recebem a mesma corrente em sequência, uma após a outra. Contudo, caso a resistência das cargas não seja a mesma entre elas, a tensão costuma variar, tornando-se proporcional à resistência de cada carga.


A maior desvantagem é que, caso uma carga pare de funcionar, todas as cargas após também param. Esse tipo é muito comum em pisca-piscas. Lembra que quando uma das lâmpadas queima, as outras também costumam parar de funcionar? Agora você entende o motivo.

Circuito elétrico paralelo

O circuito elétrico paralelo consiste em duas ou mais cargas que estão ligadas em paralelo umas com as outras e que seguem para mais de um caminho diferente. Todas as cargas recebem uma corrente proporcional a cada uma delas. Sendo assim, existe um ponto de origem ou associação que conecta as cargas à fonte de tensão, sendo conhecido pela presença de um “nó”.


Quando acontece a queima ou o dano de um dos resistores, a corrente elétrica circulante não sofre transformação, e o resto do circuito elétrico continua funcionando normalmente, fazendo com que a tensão que chega às cargas desse circuito permaneça a mesma. Esse sistema é muito comum em residências e em locais com iluminação pública.

Circuito elétrico misto

Trata-se da ligação dos dois circuitos anteriores, ou seja, a junção de um circuito em série e de um circuito em paralelo. Portanto, o tipo de circuito misto contém três cargas ou até mais, uma parte delas é ligada em série e a outra se liga em paralelo.


Nesse circuito misto, a corrente elétrica se divide nas cargas em paralelo e continua a mesma nas cargas em série. Contudo, a quantidade costuma variar conforme o posicionamento das cargas.


Como deu para perceber, conhecer os diferentes tipos de circuitos elétricos e suas características é essencial para entender como os aparelhos funcionam e como podem ser aprimorados. Ainda, é possível reduzir os riscos de acidentes causados pela falta de conhecimento.


Quer continuar aprendendo? Assine a nossa newsletter e receba nossos próximos conteúdos diretamente no seu e-mail!

715 visualizações23 comentários

23 Comments


Carlos Abreu
Carlos Abreu
May 04

Se puderem acessar algumas páginas do meu site

Instalador de ar-condicionado

Engenheiro Civil em Brasília

Like

Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 12
Like

Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 12
Like

Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 12
Like

Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 12
Like
bottom of page