top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?


Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?

Muitos gestores acabam gastando dinheiro com trocas de resistências elétricas dos maquinários sem entender o motivo ou mesmo o que aconteceu com ela. Isso é um problema que pode resultar em grandes gastos financeiros.


Por isso, é importante entender o processo de aquecimento de uma resistência elétrica. Este aquecimento acontece quando ela perde a sua capacidade de se opor à corrente elétrica que circula no corpo condutor. Mas, claro, isso é uma explicação superficial.


Para te ajudar, mostraremos um panorama sobre a resistência elétrica. Explicando diferentes pontos para detalhar como ocorre o processo de aquecimento de uma resistência. Continue a leitura e confira!


Quais fatores determinam o valor de uma resistência elétrica?


É necessário analisar quais elementos influenciam no valor dessa grandeza. Nos condutores mais comuns, como cobre, alumínio e outros materiais, os pontos determinantes são:


O tipo de material


Se o material do objeto que passa a corrente elétrica apresenta um número alto de elétrons, a potência da resistência tende a ser menor.


Comprimento do objeto


Aqui, quanto maior a extensão em comprimento, maior também será a resistência elétrica. Isso acontece, pois os elétrons acabam se dispersando no caminho a ser preenchido.


Área do condutor


Já na área do condutor é o oposto: quanto maior, menor a potência da resistência para cobrir toda corrente elétrica.


Qual equação é utilizada para calcular a resistência?


Na física, a resistência elétrica é representada pela unidade ohm. A escolha é uma homenagem ao alemão George Simon Ohm, feita pelo SI (Sistema Internacional de Unidades).


Geralmente, utiliza-se a segunda Lei de Ohm para calcular uma resistência elétrica. A equação é a seguinte:


R = ρ.l/A


Cada letra representa um fator, sendo:

  • R = Resistência – ohm ();

  • ρ = Resistividade do material;

  • l = Comprimento do condutor (metros);

  • A = Seção do condutor (mm)².


O que é o efeito Joule?


O efeito Joule é algo mais comum do que muitos imaginam. Trata-se do processo de transformação da corrente elétrica em energia térmica, ou seja, na geração de calor nos aparelhos.


Alguns objetos com resistores que realizam o efeito Joule são:

  • maquinários de fábricas;

  • chuveiro elétrico;

  • ferro de passar, entre outros.


O efeito Joule também é uma ótima maneira para entender a razão do processo de aquecimento de uma resistência. Por exemplo, se a carga elétrica que passa no condutor for muito forte, corre-se o risco de os resistores superaquecerem e a resistência não aguentar a alta temperatura.


Como acontece o processo de aquecimento em uma resistência?


A segunda Lei de Ohm é o método mais utilizado para a medição de uma resistência elétrica. Todavia, em materiais resistores ôhmicos (que possuem resistência elétrica constante), o método utilizado é a primeira Lei de Ohm:


R = V

i


Nesse conceito, é mostrado que a resistência elétrica sofre efeitos diretos com a variação da corrente elétrica do condutor. Na prática, quanto maior a intensidade da corrente, menor a potência da resistência.


O processo de aquecimento de uma resistência pode acontecer por diferentes razões, como o comprimento e extensão do condutor ou a intensidade da corrente elétrica.


Entender esses pontos é essencial para que você escolha os materiais certos para o maquinário da sua empresa. Para garantir os melhores resultados, é importante também contar com fornecedores de qualidade.


Gostou do artigo? Para não perder nenhuma de nossas novidades, assine a nossa newsletter.

537 visualizações2 comentários
bottom of page