top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Como saber se a resistência do forno elétrico queimou?


Como saber se a resistência do forno elétrico queimou?

Afinal, como saber se a resistência do forno elétrico queimou? Se você é um daqueles que adora cozinhar e utilizar esse eletrodoméstico com frequência, sabe que a resistência é um componente essencial para o seu bom funcionamento.


Ela é a peça responsável por transformar a energia elétrica em calor para assar, grelhar ou gratinar os alimentos. Mas, e se um dia o forno não aquecer mais e você desconfiar que a resistência queimou? Como saber?


Neste artigo, mostraremos como identificar o problema, os possíveis causadores, como realizar a troca da peça, tipos de resistências e como escolher a correta.


Como saber se a resistência do forno elétrico queimou?


O primeiro sinal de que a resistência do forno elétrico queimou é a falta de aquecimento ou um aquecimento insuficiente. Porém, é importante ressaltar que esse problema pode ter outras causas, como um termostato defeituoso ou problemas na rede elétrica. Para confirmar que o problema está na resistência, é necessário fazer uma verificação visual.


Ao retirar a resistência do forno, você pode notar alguns sinais que indicam que ela queimou. Um deles é o escurecimento ou a existência de ferrugem na peça. Outro sinal é o rompimento da resistência, que pode ser percebido pela presença de uma fenda ou um buraco na peça.


Também pode existir um odor característico de queimado ou mesmo um estalo durante o funcionamento.


Quais são os problemas causados pela queima da resistência?


A queima da resistência pode causar outros problemas além da falta de aquecimento. Ela pode comprometer o funcionamento do termostato, provocar curto-circuito ou até mesmo incendiar o aparelho. Por isso, é importante fazer a troca imediatamente.


Para te ajudar nesse processo, nós mostraremos os passos simples para realizar a troca da resistência. Continue lendo!

Como realizar a troca da resistência?

Antes de realizar a troca da resistência, é necessário desligar o forno elétrico da tomada e retirar a resistência antiga. Para isso, é preciso seguir as instruções do manual do usuário ou procurar ajuda de um profissional qualificado.


Geralmente, ela fica situada na parte inferior do forno. Ela também pode ficar situada atrás do forno. Em alguns casos, é preciso remover a algumas peças para ter acesso ao local de instalação da resistência.


Na hora da troca, é importante escolher uma peça compatível com o modelo e a marca do forno elétrico. Algumas lojas especializadas em peças para eletrodomésticos oferecem a opção de buscar a resistência certa pelo modelo do aparelho.


Quais são os tipos de resistências para fornos elétricos?


Antes de mostrar os passos para trocar a resistência é importante entender que existem dois tipos que são utilizadas em fornos elétricos: a resistência tubular e a resistência de fita. A resistência tubular é a mais comum, sendo utilizada em fornos elétricos convencionais.


Ela é constituída por um tubo de metal que contém um fio resistivo interno e é envolvida por uma camada de isolamento térmico. Já a resistência de fita é mais fina e flexível, sendo utilizada em fornos elétricos mais modernos e sofisticados.

Como escolher a resistência correta?

Para escolher a resistência correta, é importante verificar as especificações do modelo e da marca do forno elétrico. Caso não tenha acesso a essa informação, é possível buscar ajuda em lojas especializadas ou procurar um profissional qualificado para fazer a instalação da resistência.


Em resumo, essa peça é fundamental para o perfeito funcionamento desse eletrodoméstico. Assim, mais importante que conhecer formas de como saber se a resistência do forno elétrico é de extrema importância contar com peças de qualidade e fornecedores que conheçam bem o modelo do seu equipamento.


Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas saberão como agir caso se deparem com esse problema.

4.227 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page