top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Como testar e medir a resistência? Confira!


Como testar e medir a resistência? Confira!

A medida utilizada para determinar a oposição à passagem e ao fluxo das correntes elétricas é conhecida como resistência elétrica. A corrente pode ter mais facilidade ou dificuldade ao passar por uma carga, sendo que quanto maior ela for, menor será a resistência.


A medição é necessária para compreender o estado de um condutor. Nesse caso, um multímetro pode ser utilizado para realizar a medição e resolver vários problemas eletrônicos. Esse instrumento é bastante conhecido, mas é importante analisar as dicas de segurança e saber como utilizá-lo corretamente.


Neste conteúdo, vamos explicar como testar, instalar e trocar a resistência para evitar dificuldades em suas rotinas.


Quer saber qual é a melhor maneira de fazer a medição da resistência e seu teste? Continue lendo este artigo!

Qual é a importância de testar a resistência?

É importante testar a resistência para evitar problemas e garantir a segurança das instalações elétricas na indústria. Se houver isolamento inadequado, por exemplo, os colaboradores podem levar choques elétricos e correr vários perigos ao realizar as suas tarefas.


Ao fazer ensaios, é possível averiguar a integridade da fiação e dos equipamentos industriais, identificar danos ou localizar falhas nos sistemas.


Como funciona o multímetro na execução dos testes?


Os multímetros testam os componentes, as tensões e os resistores, bem como exercem atribuições básicas ou complexas. Alguns medem, inclusive, a temperatura — mostrando o resultado das leituras por meio de uma escala e um ponteiro, ou com uma numeração em um visor de LCD.


O multímetro é uma ferramenta utilizada pelos técnicos do setor elétrico e eletrônico. Cada tipo de dispositivo tem a sua própria vantagem, mas os digitais têm várias funções.


O instrumento de trabalho serve para medir diversos fatores, por exemplo:

  • tensão (V);

  • corrente elétrica (A);

  • resistência (Ω);

  • frequência;

  • capacitância;

  • indutância (L).

Determinados tipos têm a sua calibração realizada manualmente, outros são calibrados de forma automática, antes de iniciar os testes.


As tecnologias atuais não exigem a realização leituras em escalas, execução de cálculos e multiplicações, porém, são mais caras.


Como usar o multímetro para fazer a medição da resistência?


Selecione o equipamento cuja resistência pretende medir individualmente e remova-o do circuito antes de testá-lo. Ligue o multímetro e coloque as sondas de teste nos terminais.


Escolha a melhor amplitude para testes, para obter uma leitura precisa do componente. Ative a chave — no entanto, tenha cuidado para não sofrer um choque elétrico.


Quais são os tipos de multímetros existentes no mercado?


Há dois tipos de multímetros: digitais e analógicos. Os digitais são superiores por serem mais precisos em suas medições.


Além disso, sua sensibilidade às mudanças pequenas em tensões de entrada é maior, e os seus displays são fáceis de ler. Contudo, eles precisam de uma bateria ou fonte de alimentação para digitalizar os sinais.


Os analógicos são mais indicados para fazer testes em peças eletrônicas semicondutoras. Eles existem há mais tempo, trabalham com um ponteiro e um medidor de bobina móvel, e não incluem peças eletrônicas.


A bobina é enrolada ao redor de um tambor, que se encontra entre duas unidades de ímãs que formam um campo magnético.


Entendeu como testar a resistência? É muito importante buscar fornecedores de resistência de confiança, como a IMC.


Essa parceira é especializada na fabricação de diversos dispositivos e de resistências para aquecimento industrial. A empresa está no mercado há mais de 50 anos, trabalhando com projetos que atendem todo o país.


Gostaria de saber mais sobre as resistências das IMC? Fale agora mesmo com a nossa equipe de atendimento!

405 visualizações3 comentários
bottom of page