top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Você sabe o que é potência elétrica? Entenda aqui!


Você sabe o que é potência elétrica? Entenda aqui!

Potência elétrica é um conceito bastante conhecido pelos profissionais que atuam no setor de eletricidade. O seu significado está descrito no Manual da Eletrônica, porém, os gestores de empresas não mantêm contato com essas literaturas que são voltadas para a formação técnica. Sendo assim, é normal ter dúvidas ao ouvir falar sobre o assunto.


A potência elétrica é definida como a velocidade utilizada para a realização de um trabalho ou a rapidez com que a energia elétrica é transformada em uma força capaz de fazer os equipamentos funcionarem. No sistema internacional, a unidade de medida é o Watt, representada pela letra W em homenagem ao engenheiro que aperfeiçoou a máquina a vapor: James Watts.


Gostaria de entender o que é potência elétrica, suas características e como é feito o seu cálculo? Acompanhe a leitura!

O que é potência elétrica?

Como você pode ver, potência elétrica é uma medida ou grandeza que se define como a quantia de trabalho elétrico que uma carga realiza em determinado período. Trata-se da quantidade de energia consumida pelos maquinários durante o expediente de trabalho, por exemplo. Simplificando, é o modo de quantificar a conversão da eletricidade em fonte de energia.


A potência elétrica depende da quantidade de eletricidade fornecida, por segundo, a um circuito elétrico — ou da quantia específica que ele consegue converter em outras modalidades de energia. Portanto, engloba a conversão da energia elétrica em uma força capaz de aquecer os ambientes, promover o funcionamento de resistências elétricas e o desenvolvimento de vários processos empresariais.


Quais são os tipos de potência elétrica que existem?


A tensão e a corrente elétrica agem de formas distintas em circuitos de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Desse modo, pode-se dizer que há 3 tipos de potência elétrica: aparente, reativa e ativa.


Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada uma das modalidades!

Potência ativa

Esse é o tipo que executa trabalho útil na carga, cuja unidade de medida é o W. Em outras palavras, a potência ativa é o que as empresas pagam pelo uso às concessionárias de energia elétrica em sua fatura mensal.

Potência reativa

Trata-se de uma parte da potência que é aplicada em cargas indutivas e capacitivas. É diferente da ativa, pois não efetua um trabalho efetivo, e é medida pela unidade Volt Ampère reativo (VAr).


Ela é consumida por motores de indução, para a geração de campo eletromagnético, e pode resultar na cobrança de multas aos consumidores.

Potência aparente

Significa a potência total que determinada fonte pode fornecer aos usuários. Em resumo, é a soma da potência ativa, mais a potência reativa medida em Vol Ampère ou VA.


É a capacidade de entrega das fontes provenientes da concessionária de energia elétrica.

Como a potência elétrica é calculada?

A potência elétrica é calculada pelas suas grandezas: resistência, corrente, tensão e unidade de medida. O cálculo é relevante para descobrir quanta energia está sendo consumida por determinado equipamento, por hora, por exemplo. A conta também é relevante para dimensionar os circuitos das instalações empresariais.

Existem 3 fórmulas diferentes para calcular e fazer o dimensionamento. Confira!

Conversão da potência de VA para W

Geralmente, é utilizada a potência ativa para a execução de projetos. Para realizar a conversão, é preciso encontrar esse valor e o fator de potência de cada carga.

Vale destacar que, nas fórmulas, R é igual à resistência elétrica, V corresponde à tensão elétrica, I simboliza a corrente elétrica e P representa a potência elétrica.

Cálculo da máxima potência dissipada

A fórmula usada para fazer esse cálculo é:

  • P = V x I.

Por exemplo, se o valor máximo de corrente que passa pelo resistor é 1,2A e a tensão de alimentação for de 12 Volts, você precisará fazer a seguinte substituição das letras pelos números respectivos e multiplicar:

  • P = 12 x 1,2

A potência será de 14,4 Watts.

Fórmula para converter potência aparente em ativa

Para obter o resultado desejado, basta realizar um cálculo simples de acordo com a fórmula:

  • P = S x fp.

Ou seja, multiplique o valor do fator potência pela carga em VA. Caso a potência aparente seja 0,92 e a potencia aparente de 900 VA, você terá:

  • P = 900 x 0,92

A resposta obtida será 828 Watts.

Transformação de potência em aparente

Se deseja obter a potência aparente, você deve fazer o cálculo contrário do tópico acima, dividindo o valor da potência ativa pelo fator. Aplique a fórmula:

  • S = P / fp

De acordo com os dados anteriores, a potência ativa é de 828 W. Então, teremos:

  • S = 828 / 0,92

O resultado do cálculo será 900 Watts.


Como esse conceito está relacionado ao dia a dia das indústrias?


O conceito está presente no cotidiano das indústrias, no funcionamento dos maquinários, nas instalações das estruturas físicas e na utilização de painéis elétricos para ganhar sustentabilidade, entre outras atividades.

Veja, a seguir, de que maneira a potência elétrica se relaciona com as rotinas das organizações industriais no nosso país!

Produção de calor

Os profissionais da área elétrica estudam a potência em resistores, receptores, geradores e resistências elétricas, que são elementos essenciais nos circuitos que geram e consomem energia para produzir calor.

Portanto, a eletricidade é fundamental para a realização de diversos processos nas indústrias.

Funcionamento das máquinas

A determinação da potência é crucial para produzir iluminação adequada e também para a regulação da temperatura dos ambientes.


A eletricidade promove o funcionamento de todas os equipamentos industriais, que têm funções diferenciadas dentro das fábricas.


Se não for fornecida energia suficiente, as máquinas não vão funcionar adequadamente — e há o risco de a linha de produção parar.

Uso de painéis solares

Os painéis solares são tecnologias eficientes para a geração de economias significativas nas indústrias. Eles fornecem energia sustentável e são capazes de gerar potência elétrica suficiente para a operação industrial.


As soluções diminuem os preços das faturas das concessionárias, eliminam desperdícios e atendem às demandas dos colaboradores com o fornecimento de eletricidade.


Agora, você já sabe o que é potência elétrica e entendeu como é possível aplicar as 3 fórmulas para realizar os cálculos.


É de extrema importância conhecer mais sobre os conceitos do setor elétrico para melhorar a produtividade e a utilização dos equipamentos, prolongar a vida útil das resistências elétricas e diminuir os custos das operações da indústria.

Tem interesse em aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, prossiga lendo e compreenda a diferença entre as tensões 127V e 220V!

3.238 visualizações3 comentários
bottom of page