top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Você sabe a diferença entre as tensões 127V e 220V? Veja agora!


Você sabe a diferença entre as tensões 127V e 220V? Veja agora!

A dúvida sobre as diferenças entre a tensão 127V e 220V surge com frequência para muitas pessoas na hora de comprar um aparelho elétrico. É justamente quando lembramos daquela história preocupante a respeito dessas voltagens que um amigo ou parente nos contou. De quebra, sempre existe a insegurança de adquirir um produto e ele não funcionar em razão da tensão da instalação elétrica.


Para evitar surpresas indesejadas, o primeiro passo é saber o tipo de voltagem da sua residência ou da sua empresa. Além disso, procure conhecer a fundo as reais diferenças entre as tensões 127V e 220V.


Portanto, vamos esclarecer as principais dúvidas com relação às duas tensões. Continue a leitura e descubra quais são as verdadeiras diferenças!


Como funciona a tensão?


De maneira simples, a tensão está ligada ao esforço aplicado aos elétrons para a geração de energia durante o funcionamento de um aparelho eletrônico. Ou seja, trata-se do movimento ou da força que impulsiona os elétrons dentro de uma corrente.


O volume de energia gerado pela tensão é conhecido como potência, que corresponde à intensidade com que cada aparelho funciona. Na prática, correntes maiores sempre precisam de uma tensão menor para atingir a potência em questão, mas o contrário também é verdadeiro.


Equipamentos de 220V apresentam uma tensão maior mas, por outro lado, uma corrente menor. Já com os aparelhos de 127V, ocorre exatamente o contrário.


Qual é a diferença entre a tensão 127V e a 220V?


Agora que você já entendeu como funciona a voltagem, confira quais são as reais diferenças entre as tensões 127V e 220V. Para facilitar, listamos as questões em tópicos. Continue sua leitura!


Fiação e componentes elétricos


A verdade é que a única distinção significativa envolvendo as tensões 127V e 220V reside na espessura dos fios. Na prática, quanto maior a voltagem, menor o dimensionamento dos componentes.


Isso acontece porque os fios de menor diâmetro facilitam a movimentação de tensões maiores. Já instalações de 110V precisam de fiações mais grossas.


Economia


Na questão de economia de energia, não há diferença real entre as duas tensões. Locais com voltagens distintas tendem a consumir quantidades idênticas. O fato é que a voltagem não cumpre papel determinante para o aumento ou a diminuição do consumo de energia elétrica. A potência em watts é o que influencia diretamente.


Outro ponto destacável para o consumo elétrico é o tempo durante o qual os aparelhos ficam ligados. Por exemplo, um chuveiro elétrico ou um ferro de passar, que são itens de alta potência, podem consumir bastante energia se permanecerem ativos por períodos longos.


Segurança


Também não há uma distinção grande quanto à segurança entre as duas voltagens. Porém, se você for uma pessoa que considera os mínimos detalhes, as instalações 127V tendem a ser mais seguras. O motivo é simples e claro: a menor tensão.


Logicamente, em caso de choques elétricos, voltagens 127 tendem a ser mais leves que as 220 — cerca do dobro. Mas não há nada de tão desesperador nisso, pois é uma diferença que assusta mais no papel do que na prática. Além disso, o novo padrão de tomadas implementado no Brasil reduz muito o risco de choques durante a utilização de aparelhos elétricos.


Existem vantagens e desvantagens entre 127V e a 220V?


Não existe tensão melhor ou pior. A decisão de qual é a ideal para uso está diretamente ligada à potência que o equipamento precisa. Então, a corrente elétrica que determinado item necessita para funcionar é o fator que determina a opção apropriada de voltagem.


Por essa razão, é comum que empresas, indústrias, shoppings centers e mercados, por exemplo, invistam em tensões de 220V, devido à elevada demanda de potência que esses estabelecimentos exigem para a realização de suas atividades organizacionais.


Para o uso no dia a dia, não há tantas diferenças. A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.


Por que é importante saber qual o tipo de tensão da tomada?


Aparelhos ligados em tensões erradas podem queimar antes mesmo de serem utilizados. Basta colocar na tomada e ligá-los para que eles estraguem. É importante verificar se os equipamentos são bivolts ou se têm a tensão certa para a região de uso, pois somente assim a aplicação acontece com a devida segurança.


Saiba que, se um aparelho de 127 volts for ligado em uma tensão 220 volts, há grandes chances de danificá-lo. Afinal de contas, o equipamento entra em contato com uma corrente de energia maior do que é capaz de suportar.


Já se o item de 220 volts for ligado em uma tensão de 127 volts, cresce a probabilidade de nada acontecer, considerando que a corrente ofertada não é suficiente para que o aparelho funcione. Caso o item consiga operar, ele atua apenas com metade da potência, pois a energia elétrica não atinge o nível adequado.


Existem aparelhos bivolts, aqueles que funcionam nas duas voltagens. Na maioria dos casos, um pino permite que a voltagem seja alterada de 127V para 220V ou vice-versa. Os produtos são bastante valiosos e, na hora da compra, é importante se atentar a esse detalhe.


Uma dica muito útil diz respeito à avaliação com calma sobre os aparelhos que se pretende utilizar, verificando se eles têm alta ou baixa demanda de energia, para que sejam usados da melhor forma possível. Caso não se encaixe no padrão desejado, realize mais pesquisas até encontrar o fornecedor que possui os itens buscados.


Muitos acidentes elétricos que acontecem são comuns. No entanto, eles podem ser evitados quando os equipamentos utilizados só sofrem operações com o devido cuidado. Caso aconteça algum tipo de imprevisto, o ideal é contratar um profissional capacitado para fazer uma avaliação em sua empresa. Na área da elétrica, a prevenção consiste na melhor alternativa.


Enfim, como explicado acima no post, não há grande diferença entre a tensão elétrica de 127V e 220V. Ainda assim, independentemente do tipo de instalação elétrica escolhida, é sempre importante abrir o olho e fugir de imprudências para, no futuro, não ter surpresas desagradáveis.


Vale ressaltar também que, para garantir ainda mais segurança, é importante adquirir materiais e equipamentos de qualidade e de fornecedores confiáveis, que estejam à sua disposição caso surjam dúvidas.


Gostou do artigo? Que tal agora entender mais sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento elétrico industrial?

3.474 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page