top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Você já conhece a curva ABC? Entenda mais sobre ela


Você já conhece a curva ABC? Entenda mais sobre ela

Você já ouviu falar em curva ABC? Essa é uma técnica importante para promover uma melhor gestão de estoques em sua empresa. Trata-se de uma estratégia que permite administrar melhor o que entra e o que sai, de acordo com o giro e prioridade de cada item, contribuindo para um melhor controle de custos.


Essa organização é fundamental para evitar falhas de registro de itens no estoque. Ou seja, impede que o vendedor comercialize um produto não disponível e, ao mesmo tempo, alerta o departamento de compras para a necessidade de reposição, antes mesmo que ocorra a falta. A ferramenta também é importante para entender quais são as mercadorias mais procuradas pelos consumidores.


Quer saber como organizar seu estoque seguindo o método da curva ABC? Então, continue a leitura deste post e descubra como reduzir perdas em sua empresa!


Entenda a importância da gestão de estoques


Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, precisa fazer um controle de estoques eficiente. É necessário saber o que entra (compras) e o que sai (vendas), além de ter conhecimento sobre quais são os itens com maior demanda — ou seja, aqueles que podem ser comprados em maior quantidade, o que possibilita melhores negociações com o fornecedor.


Essa gestão de inventário é fundamental para melhorar a rentabilidade empresarial. Imagine quantos produtos deixam de ser comercializados porque o empreendedor não se deu conta de sua falta no estoque e não fez o pedido para o fornecedor no prazo necessário? Ou, ao contrário, quantos itens não ficam parados nas prateleiras, pois o cliente não tem interesse?


Em alguns segmentos, esse controle é ainda mais fundamental. É o caso, por exemplo, de empresas que trabalham com itens perecíveis, como alimentos ou medicamentos. Sem uma gestão eficiente, o risco de perdas por vencimento de validade é ainda maior.


Ainda que a mercadoria não seja perecível, compras superdimensionadas comprometem o capital de giro da empresa, que fica imobilizado em produtos armazenados no estoque. Em outras palavras, o dinheiro fica parado desnecessariamente, quando poderia ser investido em opções mais rentáveis.


Além de tudo isso, a gestão de inventário é essencial para evitar perdas decorrentes de furto, que, quando não existe um controle efetivo, podem ocorrer sem que o gestor tenha conhecimento.


Saiba como usar a curva ABC para controlar seu estoque


Agora que você já entendeu a importância de fazer uma boa gestão de estoques, é preciso entender o conceito da curva ABC. As letras A, B e C têm um significado próprio:

  • a letra A indica mercadorias de alta prioridade, com maior giro e maior valor. Normalmente representam 20% do total do estoque. Para definir o que se enquadra nessa categoria, a regra é o conceito 80-20, ou seja, 20% dos produtos de seu estoque devem ser os que correspondem a 80% das vendas;

  • os itens classificados como B estão em categorias intermediárias, tanto em termos de valor quanto de demanda por parte dos consumidores. Ficam em torno de 30% do total e, juntos, respondem por 15% do faturamento;

  • já os produtos classificados como C são os que apresentam menor giro ou valor mais baixo. Mesmo assim, representam 50% do estoque, embora tenham participação de 5% no faturamento total. São os que precisam ser repostos em intervalos maiores.

Enquadrar todos os produtos comercializados nas categorias definidas pela curva ABC possibilita ter uma visão melhor dos estoques, o que simplifica as decisões sobre novas compras e aumenta o controle. O uso da ferramenta promove maior produtividade e, consequentemente, melhora a competitividade de seu negócio.


Quer conhecer outras maneiras de reduzir perdas e aumentar a eficiência de sua empresa? Então, continue a visita em nossa página e descubra mais técnicas para melhorar sua gestão de estoques!

9 visualizações2 comentários
bottom of page