top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Veja quais são os principais tipos de capacitores


Veja quais são os principais tipos de capacitores

Para uma boa gestão de qualquer planta industrial, é essencial conhecer corretamente os diferentes tipos de capacitores e a sua aplicação. Uma boa administração deve contemplar esse conhecimento, pois, em toda indústria, se faz necessário um correto planejamento de manutenções periódicas.


Neste artigo, vamos mostrar exatamente quais são os modelos capacitivos mais utilizados no mercado. Indicaremos suas aplicações mais recorrentes e a importância de conhecê-los corretamente. Lendo até o final, você entenderá também qual a demanda pela manutenção desses componentes. Interessou? Então vamos em frente!


O que são e quais os tipos de capacitores?


Capacitor é um componente de um circuito elétrico, que está presente em todas as placas eletrônicas de produtos que utilizam corrente elétrica (TVs, computadores, celulares, etc.) e, também, em aplicações industriais. Sua utilidade diz respeito à sua capacidade de armazenar carga, com a finalidade de utilização futura. Existem vários tipos de capacitores. Seu uso depende da aplicação requerida. Vamos listar os 3 tipos de capacitores de uso mais comum.


Capacitor cerâmico


Esse é um modelo de largo uso em aparelhos eletrônicos pelas características de seus circuitos, que são de corrente contínua e de frequência alta. Esse capacitor é composto por uma placa cerâmica (daí seu nome), envolto por duas placas metálicas, uma em cada face. É de tamanho reduzido e não possui polaridade.


Capacitor eletrolítico


Diferentemente do cerâmico, o capacitor eletrolítico possui polaridade. Isso significa que um de seus pólos é o positivo e o outro o negativo. Portanto, deve ser ligado de maneira correta, sob o risco de causar danos em caso de ligação errada.


É largamente utilizado em placas eletrônicas. Também está presente nas indústrias com a finalidade de estabilizar a energia consumida no processo produtivo. Isso se dá por meio da filtragem de ruídos que possam existir na rede elétrica, ocasionando a correção do fator de potência da rede.


Capacitor de poliéster


Esse tipo de componente é um pouco mais sofisticado que os demais. Seu interior é composto por placas bem finas de alumínio e poliéster, o que torna seu tamanho bastante compacto. É um capacitor que também não possui polaridade, a exemplo do tipo cerâmico.


Qual é a importância de conhecer o funcionamento dos capacitores?


Devido à característica operacional dos capacitores, de armazenar cargas elétricas, torna-se de fundamental importância conhecer seu correto funcionamento. Desconhecê-los pode causar danos sérios a qualquer instalação elétrica. Isso pode acontecer pela liberação indevida da energia armazenada, causando diversos tipos de perdas.


Além disso, para a correta utilização de capacitores dentro de uma indústria, deve ser necessário o dimensionamento correto de um banco de capacitores, caso seja necessário. Sem o devido conhecimento, o sistema que deveria ajudar pode acabar atrapalhando. Entender seu funcionamento leva a uma melhor otimização no uso do sistema em questão.


Capacitores têm necessidade de manutenção?


Certamente. Quando se trata de dispositivos de uso em instalações elétricas, nada é para sempre. Há diversos fatores que ocasionam a redução de vida útil de um capacitor, como presença de harmônicas (distorções na rede elétrica) e sobretensões. Tudo isso leva à inevitável exigência de substituição do componente com o passar do tempo.


Conhecer os diferentes tipos de capacitores é de fundamental importância para uma boa gestão industrial. Esse correto conhecimento leva à otimização do processo e à redução de custos. Isso ocorre primeiramente pelo exato dimensionamento dos componentes necessários e, de modo secundário, a um bom planejamento de reposição. Esse tipo de gestão acertada faz com que não haja interrupções no fluxo produtivo da empresa.


Agora que você conhece melhor sobre os tipos de capacitores e suas aplicações, deixe seu comentário dizendo o que achou do assunto. Acharemos recompensador!

305 visualizações2 comentários

2 Comments


Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 13
Like

Carlos Abreu
Carlos Abreu
Apr 13
Like
bottom of page