top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Veja aqui como funciona o estabilizador de energia!


Veja aqui como funciona o estabilizador de energia!

Um estabilizador de energia regula as inconsistências da rede elétrica para evitar a danificação de aparelhos eletrônicos, por exemplo.


Alguns equipamentos já são fabricados para fazer isso e tem essa proteção adicionada em suas fontes. Por isso, não é mais considerado essencial pela maioria das pessoas. No entanto, o mecanismo continua sendo relevante por várias razões.


Neste post, você vai descobrir para que serve um estabilizador de energia, como ele funciona e se é indicado para a proteção dos seus aparelhos. Traremos diversos detalhes sobre esse aparelho, o seu uso na indústria e muito mais. Além disso, mostraremos como ele evita a quebra das máquinas.


Quer entender o que é um estabilizador de energia e como ele pode ser aplicado nos ambientes industriais? Continue a leitura!

Saiba o que é um estabilizador de energia

Estabilizador de energia é um dispositivo eletrônico capaz de corrigir as variações na tensão de energia elétrica que chega até as tomadas das fábricas.


O equipamento oferece estabilidade e segurança para o uso de maquinários e todos os tipos de aparelhos eletrônicos essenciais nas linhas de produção. Ele é responsável pela proteção das máquinas diante de alterações oriundas da rede.


Um estabilizador de energia estabiliza a carga de eletricidade recebida da rede elétrica, e já foi muito utilizado para proteger os computadores nos ambientes empresariais ou domésticos. Ele se tornou essencial porque essas máquinas podiam ser danificadas se houvesse instabilidade, razão pela qual já era vendido juntamente com os desktops.


Os estabilizadores de energia industriais, por sua vez, apresentam um elevado desempenho e respondem rapidamente às variações de tensão da rede de energia.


Eles têm flexibilidade de tensões, e utilizam um transformador isolador em seu interior que assegura excelente performance e qualidade. Normalmente, são instalados por profissionais capacitados, que também fornecem manutenção e suporte após a instalação.


Confira a importância de um estabilizador de energia


Como você pode ver, um estabilizador industrial tem a finalidade de regular oscilações que são comuns nas voltagens de energia das indústrias.


Por meio deles, os equipamentos recebem a quantia certa de tensão, e as sobrecargas são evitadas. Os dispositivos não permitem que os maquinários sofram danos que impeçam o seu funcionamento e atrapalhem a produtividade.

Entenda como funciona o estabilizador de energia

O estabilizador industrial regula a voltagem recebida pelos maquinários, sempre que houver um aumento considerável na tensão oriunda da rede elétrica.


Quando ocorre queda de energia, o dispositivo eleva a tensão e impede o desligamento abrupto dos equipamentos. Ele ainda conta com um fusível de proteção, que queima em situações de instabilidade.

Chave seletora de tensão

Ainda que haja a interrupção do fornecimento de energia, os maquinários industriais não são afetados. O estabilizador industrial conta com uma chave seletora de tensão, uma chave de ligar e desligar, tomadas de saída para a conexão dos equipamentos e proteção para linhas telefônicas, de acordo com o modelo.

Potência de entrada

Para utilizar o estabilizador de energia, verifique a sua potência para saber se é bivolt ou se é compatível com a tensão da sua rede elétrica.


Confira a tensão de entrada do dispositivo e também a de entrada das máquinas, para evitar transtornos. Não o instale em lugares úmidos e deixe um espaço para a ventilação lateral.

Condutores compatíveis

Use condutores compatíveis para fazer a ligação da entrada do estabilizador de energia à rede local. Se for necessário, limpe o dispositivo com um pano umedecido com álcool, e não utilize solventes ou água que podem danificá-lo.


Não conecte a estabilizadores equipamentos como liquidificadores, desumidificadores, aparelhos de ar condicionados, ferramentas elétricas, freezers ou refrigeradores.

Pico de energia

Um estabilizador de energia pode servir como um extensor para as tomadas e substituir os benjamins. Eles são mais seguros, evitam curto-circuito e fornecem energia para diversos aparelhos instantaneamente.


Quando ocorrem os picos de energia, esse dispositivo consegue regular a voltagem e evitar a queima de equipamentos eletrônicos, assim como aumentam a tensão da rede se for preciso.

Solução inteligente

O estabilizador industrial costuma ter um custo acessível, mas é muito importante que seja fornecido por uma empresa especializada e que possa oferecer aos usuários soluções inteligentes.


Procure por um fornecedor que seja especialista na fabricação desses e de outros dispositivos utilizados em projetos industriais, e informe-se sobre as melhores opções do mercado antes de efetuar uma compra.


Descubra como o estabilizador de energia pode ser aplicado


O estabilizador de energia pode ser aplicado como um controlador de rede, já que foi planejado para queimar no lugar dos equipamentos eletrônicos mais caros.


Isso ocorre somente em situações graves de instabilidade, mas existem outras soluções que também executam essa função com segurança.


Entretanto, é necessário conferir se as máquinas compradas contam com um sistema interno de controle.


Compreenda a diferença entre estabilizador de energia, gerador e nobreak


Os três são dispositivos que protegem os equipamentos eletrônicos diante da interrupção ou variações abruptas no fornecimento de energia elétrica. Eles foram projetados com a mesma função, mas o seu funcionamento é distinto.


Você já sabe o que é e como funciona um estabilizador de energia. Confira, a seguir, como é o funcionamento do nobreak e do gerador!

Nobreak

O nobreak é parecido com o estabilizador, contudo, é integrado a uma bateria interna. Desse modo, esse dispositivo conta com autonomia para armazenar energia em seu interior.


Existem modelos online e offline que fazem o chaveamento. Em caso de corte de eletricidade, ele faz com que os maquinários continuem funcionando normalmente, sem sofrer interferências da queda na tensão.

Gerador

Os geradores são equipamentos completamente diferentes, pois funcionam por meio da combustão. Eles foram criados para transformar a energia química — proveniente de gasolina, diesel ou gás natural — em eletricidade.


No momento em que ocorre uma queda na energia fornecida, o gerador é acionado e começa a energizar os equipamentos para manter a linha de produção ativa.


Agora, você já sabe como funciona o estabilizador de energia! Esse dispositivo é diferente do nobreak, que, além de dar proteção às máquinas, funciona com baterias e é fonte de energia. Ele também é distinto do gerador de energia, que funciona com um motor alimentado por combustível para evitar o desligamento dos maquinários na indústria.


Gostaria de saber mais? Então, prossiga a leitura e descubra quais são os benefícios de continuar usando a energia elétrica!

603 visualizações3 comentários
bottom of page