top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Tiramos 3 dúvidas sobre resistência elétrica para forno industrial!


Tiramos 3 dúvidas sobre resistência elétrica para forno industrial!

Diversas indústrias utilizam fornos industriais para realizar os seus processos, produzir materiais, secar e aquecer os produtos. Esses equipamentos são muito comuns nas fábricas que trabalham com plásticos, manipulam produtos químicos e metalúrgicas.


Cada forno precisa de uma resistência elétrica durável e de alta qualidade para funcionar com perfeição, sendo que há vários tipos disponíveis no mercado. A resistência elétrica para forno industrial pode ser composta por terminais de fios, que são trançados e conectados à outras peças do equipamento.


O dispositivo também pode ser fabricado com materiais diferentes, por exemplo, liga de ferro, alumínio ou níquel cromo. O seu limite de aquecimento varia conforme a matéria-prima utilizada na sua produção.


Quer tirar as suas principais dúvidas sobre resistência elétrica para forno industrial? Siga em frente!


1. Como escolher a resistência elétrica para forno industrial ideal?


Para escolher uma resistência de forno adequada à sua indústria, você precisa analisar o modelo do equipamento e a função que ele realiza na linha de produção. Faça uma boa pesquisa, pois, constantemente, são criadas inovações para essa área que elevam o desempenho e a vida útil das resistências.


Escolha a resistência que tenha a melhor performance e que produza economia para os negócios. Se tiver dúvidas, observe o catálogo do fornecedor e converse com o profissional que está fazendo o atendimento. Ele saberá explicar com detalhes as atribuições e diferenças entre dispositivos, marcas e modelos que suportem altas e baixas temperaturas.


2. Quais são os cuidados necessários com a resistência?


É muito importante ter cuidados com as resistências, sempre que você perceber sinais de que ela precisa de ajustes ou troca.


A manutenção preventiva pode ser a melhor alternativa para evitar que os fornos fiquem parados e acabem atrapalhando a produtividade dos colaboradores. Ela evitará o desperdício de tempo e de recursos financeiros, além de evitar acidentes.


Observe, abaixo, algumas dicas:

  • avalie o desempenho dos equipamentos;

  • verifique se as tomadas de conexão estão dando curto-circuito;

  • confira se existem fios desencapados;

  • certifique-se de que não há problemas com a instalação do forno;

  • analise se há possibilidade de desgastes na resistência.

Tome todas as precauções descritas no manual de uso do forno industrial, para evitar incêndios e outros danos irreparáveis.


Caso o equipamento não funcione, averigue se houve a queima do dispositivo e providencie a troca imediata. Quando ocorre qualquer ruptura em uma resistência, o aparelho não aquecerá, e o recebimento da corrente elétrica será interrompido.

3. Como fazer a manutenção preventiva de fornos?

A manutenção da resistência elétrica para forno industrial deve ser realizada anualmente para evitar as chances de enfrentar problemas.


A prevenção é mais efetiva do que a correção, gera menos gastos e eleva a vida útil dos equipamentos. Você pode agendar uma data todos os anos para que o técnico avalie todas as peças dos fornos.


Preste atenção na fatura de energia elétrica, que pode ter o valor elevado quando houver necessidade de ajustar ou trocar a resistência elétrica do forno.


Fique alerta sempre que os disjuntores estiverem desarmando. Se perceber cheiro de material queimado, é fundamental chamar um profissional especializado para eliminar qualquer possibilidade de dano.


Esperamos que este post tenha ajudado a tirar as suas principais dúvidas sobre resistência elétrica para forno industrial!


Conte com um fornecedor qualificado para ajudar na duração desses equipamentos, como a IMC. Essa parceira tem o catálogo mais completo do mercado e também faz projetos específicos para melhor atender os seus clientes.


Deseja saber um pouco mais sobre as opções da IMC? Entre em contato conosco e fale quais são os seus questionamentos!

75 visualizações3 comentários
bottom of page