top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Saiba o que é custo operacional e como reduzi-lo


Saiba o que é custo operacional e como reduzi-lo

Manter o bom funcionamento de uma empresa é essencial para o sucesso do negócio. Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que se adote diferentes estratégias de gestão para que o negócio flua bem e sobreviva.


Uma dessas estratégias para reduzir os gastos de uma empresa é por meio do controle do custo operacional. Isso porque um dos principais pontos que devem ser considerados dentro de uma empresa são os custos. É por meio deles que os gestores conseguem estimar as possibilidades de decisões que podem ser tomadas para benefício da empresa.


Neste post, vamos falar sobre a importância de saber gerir os custos de funcionamento de um negócio e como isso pode ser feito. Confira!


O que é custo operacional?


O custo operacional são todas as despesas contabilizadas pela empresa para manter o negócio em pleno funcionamento, podendo ser fixos ou variáveis. Portanto, os custos operacionais são os gastos que estão relacionados ao funcionamento da organização.

Entre os principais, estão:

  • água;

  • luz;

  • telefone;

  • impostos;

  • pagamento dos funcionários.


Quando a empresa tem acesso a esses dados, é possível ter maior controle dos gastos e avaliar as possibilidades de diminuição dos custos, buscando aumentar a produtividade e a lucratividade da organização.


Como é feito o cálculo do custo operacional?


Fazer o cálculo do custo operacional de empresas de pequeno porte é mais simples, visto que a complexidade desses valores é menor. Já nos médios e grandes negócios, é necessário ter um controle financeiro mais rigoroso e bem definido, para evitar transtornos e prejuízos.


Além de acompanhar a verdadeira situação da empresa e projetar cenários financeiros de forma mais segura, ao controlar os custos operacionais, os gestores conseguem evitar eventuais problemas que possam levar a prejuízos financeiros.

Para calcular os custos operacionais, basta usar a fórmula:

Custo dos Produtos Vendidos + Despesas Operacionais = Custos Operacionais


Como reduzir ou tornar o custo operacional mais eficiente?


Como vimos, os custos operacionais estão diretamente ligados à produção dos itens que serão comercializados, que vão desde a matéria-prima até o pagamento dos funcionários.


Para melhorar o desempenho das atividades produtivas e reduzir os custos operacionais, algumas medidas podem ser tomadas pela gestão. Veja as principais delas, a seguir.


Automatize processos


O mercado oferece diversas tecnologias que ajudam a reduzir os gastos operacionais. Além de ser mais rápida na execução das tarefas, a automação oferece menor possibilidade de erros, maior integração entre os setores, padronização e melhoria na gestão da informação.


Adote um sistema de gestão


Adotar sistema de gestão é uma forma de garantir mais segurança e confiabilidade para a sua empresa. Dessa forma, é possível analisar o volume de cada produto no estoque, realizar o controle financeiro e diminuir os custos com impressões de relatórios.


Por meio de painéis de controle, a empresa ainda pode gerar relatórios de desempenho, economizando tempo e dinheiro.


Utilize indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho facilitam a identificação de potenciais gargalos, garantindo que os erros sejam corrigidos rapidamente. Essa funcionalidade pode ser usada nos mais diversos setores da empresa, desde o de Recursos Humanos, até o de Marketing.


Como vimos, acompanhar o custo operacional de uma empresa é fundamental para melhorar a produtividade, aumentar a remuneração dos colaboradores e reduzir as chances de desperdícios e prejuízos. Por isso, não perca tempo e conheça o quanto antes as tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o desempenho da sua empresa!


Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!

24 visualizações3 comentários
bottom of page