top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência espiral: quais são suas vantagens e utilidades?


Resistência espiral: quais são suas vantagens e utilidades?

Você sabe o que é resistência espiral e quais suas aplicações? Essa resistência pode ser utilizada em vários segmentos industriais pela sua eficiência e praticidade. Além disso, é capaz de trabalhar com altas temperaturas.


Entretanto, antes de optar por seu uso, é preciso analisar se ela atenderá sua necessidade, qual temperatura será utilizada, em qual material será fabricada, entre outros pontos. Para isso, você deve entender como funciona uma resistência espiral e quais são suas vantagens.


Continue acompanhando este post e descubra tudo o que você precisa saber sobre resistência espiral e suas utilidades!


Descubra o que é e como funciona


A resistência espiral, assim como outras resistências, tem como princípio a transformação de energia elétrica em térmica. Seu formato espiralado ajuda a evitar picos que podem danificar circuitos e tem transferência de calor de maneira mais direta e exposta. Além disso, ela pode ser utilizada em diversos setores da indústria.


Esse componente consegue suportar baixas e altas temperaturas (até 1200°C). Ademais, os fios são enrolados, o que permite o controle da intensidade da corrente. Desse modo, a partir de pequenas dimensões, é possível atender grandes potências.


A espessura dos fios acompanha a temperatura. Por exemplo, se ela for alta, a espessura do fio precisa ser maior. Normalmente, fios de espessura de 1 mm podem atender as aplicações normais e de baixa temperatura. Porém, se o cliente necessitar de espessura maior, é possível atender o pedido.


Saiba quais são suas aplicações


Essa resistência pode ser moldada e permite um fácil encaixe, possibilitando vários tipos de utilização nas indústrias plásticas, metalúrgicas, químicas, siderúrgicas etc. Uma das aplicações mais indicadas é para bicos de injetoras plásticas, por permitir um melhor desempenho.


Além disso, a resistência espiral pode ser usada em fornos domésticos. Entretanto, precisa ser envolvida em revestimento de cerâmica para que o calor seja mantido. Para fornos industriais de alta temperatura, os fios da resistência precisam ser grossos.


Ainda pode ser utilizada na dobra de acrílico, permitindo que sejam feitas curvas por meio do aquecimento da resistência espiral. Seja qual for sua aplicação, ela pode melhorar a eficiência do equipamento.


Conheça quais são as suas vantagens


As vantagens ao optar por essa resistência são a duração de sua vida útil, a estabilidade e a eficiência. Ela deve ser fabricada em materiais de qualidade para que sua vida útil possa ser garantida. Dessa maneira, não haverá troca de peças com frequência, o que evitará a diminuição da eficiência do equipamento.


Por fim, destaca-se que, para altas temperaturas, é recomendado a utilização do metal níquel cromo 80/20, que permite maior durabilidade, suporta até 1200°C e apresenta boa resistência elétrica.


Agora você já sabe o que é e como funciona uma resistência espiral. Por permitir um bom encaixe e praticidade, ela pode ser usada em vários tipos de equipamentos. Ademais, apresenta uma boa capacidade de aguentar grandes potências. Invista nessa opção!


Você gostou do nosso post? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes diretamente na sua caixa de entrada!

268 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page