top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência de silicone existe? Entenda mais sobre as flexíveis!


Resistência de silicone existe? Entenda mais sobre as flexíveis!

Ainda que não seja tão conhecida pelo grande público, a resistência de silicone é um dos isolantes elétricos mais eficientes que existem. Um dos fatores que a fazem não ser tão explorada é a confusão que muitas pessoas ainda cometem entre o silicone e o plástico.


Embora seja tão maleável quanto este, o silicone apresenta muito mais resistência elétrica do que o plástico convencional. Ou seja, ao mesmo tempo que ele apresenta maior segurança e eficiência, também proporciona as vantagens da flexibilidade.


Quer saber mais sobre as características de uma resistência de silicone e em quais áreas ela é mais bem aproveitada? Então, confira o nosso post com todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!


Quais as principais características da resistência de silicone?


Como dito acima, o silicone é um isolante elétrico muito mais eficiente do que o plástico convencional; esse já é um fator que demonstra a confiabilidade de uma resistência dessa matéria-prima. Porém, as características — e benefícios — desse material vão além. Entenda mais.


Tolerância a altas temperaturas


A resistência de silicone apresenta grande durabilidade mesmo diante de altas temperaturas. Em geral, o material se mantém intacto mesmo diante de temperaturas de 180ºC. Para áreas que trabalham com o calor extremo, ela se mostra uma ótima opção.


Grande flexibilidade


Não é à toa que o silicone é confundindo com o plástico por muitas pessoas. Os dois materiais apresentam grande elasticidade, possibilitando que sejam colocados em formatos e locais praticamente impossíveis para objetos de outras origens.


Completo isolamento elétrico


Se o silicone conta com os benefícios do plástico, a resistência de silicone não apresenta as mesmas “fraquezas” — ainda que o plástico seja um tipo de isolante, o poder de isolamento do silicone é muito maior.


A quantidade de elétrons livres nesse tipo de material é baixíssima, o que faz dele um excelente isolador de eletricidade.


Em quais áreas a resistência de silicone pode ser utilizada?


Como você já viu, a resistência de silicone existe e apresenta diversas vantagens para o usuário que adquiri-la. Mas, em quais áreas esse material se mostra mais eficiente? Confira alguns exemplos logo abaixo.


Setor de refrigeração


A área de refrigeração é um dos setores que mais utilizam a resistência de silicone — e isso tem uma explicação. Como o material é um isolante elétrico de alto grau, o trabalho se torna muito mais seguro, mesmo em uma área em que o contato com gelo e água é praticamente constante.


Descongelamento de produtos


Se, para refrigerar, a resistência de silicone se mostra eficiente, para o descongelamento de produtos não seria diferente. O fator isolante elétrico continua sendo um ponto importante para a escolha também nessa atividade.


Fornos industriais


Outra área que também condiz com uma grande característica da resistência de silicone é a de fornalha industrial. Como já explicado, o item apresenta durabilidade em temperaturas altas. Ou seja, são baixíssimos os riscos de a resistência parar de funcionar ou apresentar algum defeito em razão da temperatura dos fornos industriais.


Além dessas atividades, o material é recomendado em situações em que se precise de um item com flexibilidade pontual.


Enfim, se você tinha alguma dúvida sobre a existência ou mesmo sobre a eficiência da resistência de silicone, esperamos que este texto tenha ajudado a resolver tais questionamentos.


No entanto, para garantir os resultados esperados, é importante adquirir o material de fornecedores confiáveis e que tenham um bom histórico no mercado. Não vale a pena arriscar. Acesse e confira as melhores resistências de silicone do mercado.

383 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page