Ainda que não seja tão conhecida pelo grande público, a resistência de silicone é um dos isolantes elétricos mais eficientes que existem. Um dos fatores que a fazem não ser tão explorada é a confusão que muitas pessoas ainda cometem entre o silicone e o plástico.
Embora seja tão maleável quanto este, o silicone apresenta muito mais resistência elétrica do que o plástico convencional. Ou seja, ao mesmo tempo que ele apresenta maior segurança e eficiência, também proporciona as vantagens da flexibilidade.
Quer saber mais sobre as características de uma resistência de silicone e em quais áreas ela é mais bem aproveitada? Então, confira o nosso post com todos os detalhes sobre o assunto. Boa leitura!
Quais as principais características da resistência de silicone?
Como dito acima, o silicone é um isolante elétrico muito mais eficiente do que o plástico convencional; esse já é um fator que demonstra a confiabilidade de uma resistência dessa matéria-prima. Porém, as características — e benefícios — desse material vão além. Entenda mais.
Tolerância a altas temperaturas
A resistência de silicone apresenta grande durabilidade mesmo diante de altas temperaturas. Em geral, o material se mantém intacto mesmo diante de temperaturas de 180ºC. Para áreas que trabalham com o calor extremo, ela se mostra uma ótima opção.
Grande flexibilidade
Não é à toa que o silicone é confundindo com o plástico por muitas pessoas. Os dois materiais apresentam grande elasticidade, possibilitando que sejam colocados em formatos e locais praticamente impossíveis para objetos de outras origens.
Completo isolamento elétrico
Se o silicone conta com os benefícios do plástico, a resistência de silicone não apresenta as mesmas “fraquezas” — ainda que o plástico seja um tipo de isolante, o poder de isolamento do silicone é muito maior.
A quantidade de elétrons livres nesse tipo de material é baixíssima, o que faz dele um excelente isolador de eletricidade.
Em quais áreas a resistência de silicone pode ser utilizada?
Como você já viu, a resistência de silicone existe e apresenta diversas vantagens para o usuário que adquiri-la. Mas, em quais áreas esse material se mostra mais eficiente? Confira alguns exemplos logo abaixo.
Setor de refrigeração
A área de refrigeração é um dos setores que mais utilizam a resistência de silicone — e isso tem uma explicação. Como o material é um isolante elétrico de alto grau, o trabalho se torna muito mais seguro, mesmo em uma área em que o contato com gelo e água é praticamente constante.
Descongelamento de produtos
Se, para refrigerar, a resistência de silicone se mostra eficiente, para o descongelamento de produtos não seria diferente. O fator isolante elétrico continua sendo um ponto importante para a escolha também nessa atividade.
Fornos industriais
Outra área que também condiz com uma grande característica da resistência de silicone é a de fornalha industrial. Como já explicado, o item apresenta durabilidade em temperaturas altas. Ou seja, são baixíssimos os riscos de a resistência parar de funcionar ou apresentar algum defeito em razão da temperatura dos fornos industriais.
Além dessas atividades, o material é recomendado em situações em que se precise de um item com flexibilidade pontual.
Enfim, se você tinha alguma dúvida sobre a existência ou mesmo sobre a eficiência da resistência de silicone, esperamos que este texto tenha ajudado a resolver tais questionamentos.
No entanto, para garantir os resultados esperados, é importante adquirir o material de fornecedores confiáveis e que tenham um bom histórico no mercado. Não vale a pena arriscar. Acesse e confira as melhores resistências de silicone do mercado.
Comments