top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Resistência de cartucho: saiba onde usar e suas vantagens


Resistência de cartucho: saiba onde usar e suas vantagens

A resistência de cartucho é representada, de forma geral, como a mais empregada nas indústrias.


Nessa situação, a resistência de cartucho apresenta múltiplas funcionalidades e uma alta durabilidade, associada à um baixo custo de implantação e manutenção devido à eficiência e simplicidade de seu funcionamento.


Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para expor mais informações sobre o que é uma resistência de cartucho, onde esse componente é usado e quais são as principais vantagens desse produto nas indústrias. Acompanhe!


O que é uma resistência de cartucho?


A resistência de cartucho é um modelo bastante utilizado nas indústrias, com uma ampla aplicabilidade em máquinas de corte e solda. Além disso, esse componente também é empregado na troca de tela de extrusoras, no aquecimento de moldes, em estampos para plástico, entre outras funções.


A alta performance e potência são algumas das principais características da resistência de cartucho. Esse item promove o aproveitamento total do calor gerado, pois o aquecimento se dá a partir do núcleo da massa em direção à sua face externa. Dessa forma, esse elemento torna o trabalho possível com uma densidade de até 25,0 W/cm².


Sobretudo, é uma resistência blindada fabricada em aço inox 304, com um fio de nicromo 80/20 na função de elemento resistivo compactado e retificado, tendo um isolante condutivo de óxido de magnésio.


A partir do seu formato cilíndrico na forma de bastão, essa resistência é desenvolvida para ser alojada em um orifício, apresentando contato direto com a massa que precisa ser aquecida. As principais medidas desse componente são 1/4”, 5/16”, 3/8”, 1/2”, 5/8”, 3/4”, 7/8” e 1”, em polegadas, ou entre 6 e 25,4 milímetros.


Quais são os principais tipos de resistência de cartucho?


Existem dois tipos básicos de resistência de cartucho: as de alta e baixa carga. A de alta carga é desenvolvida especificamente para elevadas densidades de watts a partir de dimensões reduzidas e máxima eficiência de transferência de calor.


Sobretudo, a temperatura máxima superficial do componente de alta carga é de 700°C, apresentando resistência à vibrações e choques mecânicos, o que prolonga a sua vida útil e potencializa sua eficiência.


Considerando a resistência de cartucho de alta carga, as suas principais aplicações são:

  • moldes de injeção plástica;

  • máquinas de corte e solda;

  • equipamentos de empacotamento;

  • moldes e estampos;

  • aquecimento direto ou localizado, considerando o processo de injeção e extrusão de materiais plásticos;

  • máquinas para calçados;

  • equipamentos de laboratórios médicos.

Na maioria das aplicações, a resistência de alta carga é inserida no estampo de metal, aquecendo, fundindo, moldando ou prensando o material, de acordo com a necessidade da atividade desenvolvida.


Por sua vez, a resistência de cartucho de baixa carga é um modelo com potências menores e fabricado em materiais mais comuns, sem grandes impactos no seu desempenho. No entanto, esse componente possibilita a concentração de uma grande quantidade de calor em áreas pequenas, aumentando o desempenho desse produto.


Da mesma forma, a resistência de baixa carga é mais indica em situações de:

  • cilindros giratórios;

  • estampos;

  • moldes;

  • extrusoras;

  • painéis de comando.

Além disso, é importante ressaltar que esses componentes podem ser acoplados em caixas metálicas, geralmente em situações de desumidificação dos painéis de comando, entre outras localidades. O aquecimento máximo dessa resistência é normalmente de 400°C.


Onde é usada a resistência de cartucho?


A principal aplicação desse modelo de resistência se dá em cabeçotes e moldes de equipamentos transformadores de plásticos ou blocos maciços que precisam de aquecimento adequado para funcionamento.


Dessa forma, para garantir que esse componente tenha um bom desempenho, é essencial que o diâmetro do orifício de instalação do produto seja determinado com elevada precisão.


Essa característica deve ser observada pelo fato de que o cartucho precisa trabalhar com uma tolerância h-7 ou o mais próximo possível da parede da massa a ser aquecida. Seguindo essas considerações, o produto apresentará um funcionamento adequado e uma durabilidade máxima.


Nessa situação, é recomendada a utilização de uma pasta térmica em conjunto com a resistência, sem que esse material altere suas propriedades na temperatura de 1300°C. Além disso, a principal função dessa substância é a ação lubrificante, facilitando a inserção e a remoção do componente tipo cartucho.


Dessa forma, a atribuição fundamental da pasta térmica consiste no auxílio da condução do calor gerado pela resistência, evitando o aparecimento de bolsões de ar entre o cartucho e a parede do bloco a ser aquecido.


Quais são as principais vantagens desse modelo de resistência?


As resistências de cartucho são componentes que apresentam uma ampla possibilidade de utilização na indústria. Esses itens conseguem suprir as necessidades dos serviços a serem realizados com uma boa resposta e um desempenho elevado.


Por isso, separamos algumas das principais vantagens desse modelo de resistência a partir do seu uso industrial. Confira!


Simplicidade de funcionamento


Um dos principais benefícios do uso da resistência de cartucho é o baixo custo de implantação e manutenção. Sobretudo, essas características só são possíveis devido à simplicidade e à eficiência do seu funcionamento, sendo uma solução bastante econômica para as empresas.


Variabilidade de aplicações


Ao longo deste artigo, é possível observar que a resistência de cartucho pode ser empregada em diversas áreas, desde estampos e moldes até em situações de recozimento de peças metálicas. Portanto, esse produto apresenta uma grande versatilidade, constituindo-se uma peça fundamental das atividades industriais.


Tamanhos disponíveis


Devido à simplicidade desse componente, as dimensões e voltagens são características fundamentadas de acordo com a necessidade do cliente. Nessa situação, o comprador indica ao fabricante o uso esperado desse item e a fábrica fornece o equipamento ideal para o serviço a ser realizado.


Potências alcançadas


A resistência de cartucho de alta carga é capaz de atingir o dobro da potência em comparação com um modelo convencional, além da possibilidade de fabricação em qualquer diâmetro.


Dependendo das necessidades do cliente, o potencial desse componente pode ser ainda mais elevado, aumentando em cerca de 40%.


Em situações mais comuns, a resistência de baixa carga é o modelo mais indicado, fabricada com materiais mais simples e com menores impactos no desempenho. Sendo assim, há um tipo de aplicação de acordo com a atividade a ser realizada.


Facilidade de condução de calor


Devido à sua facilidade de condução de calor, esse produto apresenta um resultado eficiente associado a um rendimento térmico diferenciado, o que prolonga a vida útil do componente.


Alto desempenho


Nessa situação, o alto desempenho permite o aproveitamento total do calor e da elevada potência, possibilitando trabalhar com densidades máximas de 25,0 W/cm². Além disso, é a solução mais indicada para aquecimentos uniformes e localizados.


Segurança


A resistência de cartucho é fabricada de acordo com as normativas listadas na EIC 603355-1, o que garante maior segurança para o item e para os funcionários responsáveis pelo seu uso, além de cumprir o ideal da atividade com qualidade.


Sobretudo, a resistência de cartucho pode ser utilizada para diversas funcionalidades e em uma infinidade de máquinas, ferramentas e equipamentos em vários processos de produção.


O seu aquecimento controlado e localizado proporciona maior eficiência e segurança, adequando-se às necessidades do cliente. Devido à simplicidade do produto, há um baixo custo de implantação e manutenção desse componente.


Você gostou deste artigo sobre o que é uma resistência de cartucho e quais são as principais vantagens da sua utilização? Então confira a nossa categoria com outras informações sobre esse componente e não perca nenhum detalhe desses produtos!

225 visualizações2 comentários
bottom of page