É normal que muitos funcionários tenham resistência no trabalho, principalmente, relacionadas à mudanças na organização ou no meio operacional da instituição. Entretanto, o gestor precisa ter estratégias para lidar com essa falta de receptividade para que a empresa comece a funcionar nos novos moldes.
Neste texto, você entenderá como a qualidade da resistência pode afetar diversos âmbitos da empresa, tais como, produtividade da equipe, custos, entre outros fatores que acabam prejudicando o desenvolvimento da instituição. Confira.
Produtividade
Ter resistência às mudanças no trabalho pode gerar bastante estresse, e isso reflete na produtividade, sendo que o colaborador não estará confortável o bastante para trabalhar. Enquanto o trabalhador que aceita as modificações propostas, pode até mesmo se empolgar e se tornar mais produtivo.
Um outro problema, é a falta da adaptação no caso de mudanças em que afetam diretamente o trabalho do profissional, por exemplo, um software novo ou mudanças no fluxo de trabalho. Portanto, ele não consegue se adequar ou não se esforça para que isso aconteça.
Independentemente da situação, é importante que o funcionário mantenha o seu ritmo de trabalho, mesmo que não concorde com as mudanças ocorridas, pois é preciso entender que existem motivos que justifiquem essa decisão.
Custos
Um gestor que tem problemas com investir em novas mudanças, vai perder dinheiro. Imagine que as luzes do escritório estejam com um pequeno defeito, fazendo com que elas pisquem. Por sempre ter utilizado essas luzes, além do fato delas ainda estarem funcionando, ele não vê necessidade de chamar um eletricista ou outro profissional da área para averiguar a situação.
Com isso, a empresa pode gastar mais dinheiro do que deveria com eletricidade, e ao mesmo tempo, corre o risco de o escritório ficar sem iluminação, ou que aconteça algo mais grave, como as lâmpadas explodirem.
Por isso, precisa avaliar as vantagens em investir em mudanças na empresa, mesmo que pequenas. Afinal, mesmo que no momento gere algum custo, a longo prazo, a economia será maior, além de evitar problemas.
Comunicação
A comunicação com a equipe, também pode ser afetada com a falta de qualidade da resistência à mudanças. A falta de informação pode fazer com que os funcionários não compreendam, exatamente, o que foi ajustado e por que essas modificações ocorreram.
Assim, será mais difícil para os colaboradores aceitarem tais circunstâncias, e ao mesmo tempo, pode existir conflitos de ideias e opiniões a respeito do tema. Sendo assim, as discrepâncias podem atrapalhar a unificação da empresa.
Para evitar esse problema, é interessante deixar convincente todas as informações que devem ocorrer ou já foram realizadas na empresa. Além disso, explicar os motivos para tais atitudes e como isso impactará, diretamente e indiretamente, no método como os colaboradores trabalham.
Entendendo as consequências da qualidade da resistência, você pode pensar em maneiras de evitar esse problema. Ou seja, investir na comunicação certa com a equipe e analisar a necessidade de fazer ajustes na empresa, buscando lucros ao longo prazo.
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