top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Quais são as 7 perdas da produção com a manufatura enxuta?


Quais são as 7 perdas da produção com a manufatura enxuta?


Entender o que significa perda é essencial para quem almeja implementar o conceito da produção enxuta em seus negócios. Essa ideia é tão poderosa que muda o foco dos colaboradores que trabalham nos processos produtivos de qualquer natureza. Ela impacta o resultado das organizações e se mostra extremamente benéfica aos gestores de empresas.


Neste post, vamos explicar o conceito de manufatura enxuta e como ele visa à redução ou a eliminação de perdas no processo produtivo. Além disso, vamos listar as 7 perdas da produção e apresentar detalhes sobre superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento, defeitos e muito mais! Aqui, você vai descobrir práticas para melhorar os resultados.


Gostaria de conhecer as 7 perdas da produção? Então leia este artigo até o fim e descubra como elas acontecem!


Qual é o conceito de manufatura enxuta?


Manufatura enxuta são termos originados das palavras inglesas lean manufacturing. O seu significado está atrelado à produção que tem como objetivo reduzir ou eliminar completamente as perdas durante os processos produtivos que existem em fábricas ou indústrias. Na realidade, a sua origem foi no Japão e a prática se expandiu pela aplicação no Sistema Toyota de Produção.


Como a manufatura enxuta elimina perdas no processo produtivo?


As perdas são geradas pela realização de atividades desnecessárias, que não agregam valor e geram despesas. Ao considerar as práticas da manufatura enxuta, a empresa obtém mais lucros e a produção ganha sustentabilidade. As organizações que utilizam esse conceito são beneficiadas com a economia de recursos, tais como: água, energia elétrica e matéria-prima.


Quais são as 7 perdas que mais se destacam nas empresas?


As métricas apontam o panorama geral da qualidade da produção, os pontos a serem aprimorados e os gargalos oriundos das perdas. Existem tecnologias que monitoram pessoas e máquinas para que os líderes saibam quais são os fatores que necessitam de atenção imediata. Veja a seguir as 7 perdas que se destacam nas empresas!


1. Por superprodução


A perda por superprodução ocorre quando existe excesso, sempre que a quantidade de itens fabricados supera a demanda e não serão vendidos ou quando há produção antecipada. Nesse caso, os produtos são produzidos e armazenados até que a sua venda seja concretizada. Esse problema pode ser eliminado por meio de um planejamento eficaz de capacidade e demanda.


2. Por tempo de espera


As perdas por tempo de espera acontecem sempre que um produto fica parado aguardando a próxima etapa da produção. Ela é causada pela falta de nivelamento entre os processos e em decorrência de gargalos. Para resolver, o gestor precisa analisar as abordagens e usar técnicas de balanceamento.


3. Por transporte


Esse tipo de perda se dá quando existe transporte de produtos de um lugar para o outro. A solução para eliminá-lo é buscar melhorias de layout, aplicar métodos logísticos, utilizar meios adequados para transportar as mercadorias e fazer os investimentos necessários.


4. Por excesso de processamento


O processamento desnecessário gera perdas pelo uso de recursos que não são essenciais para o atendimento da demanda. A maneira para reduzir essa ocorrência é entender melhor os processos e focar nas necessidades reais dos seus clientes.


5. Por inventário


Perdas por inventários originam-se nos estágios do uso da matéria prima no processo produtivo e durante o progresso até que se torne um produto acabado. Os custos com armazenamento são enormes, razão pela qual a redução do inventário deve ser uma busca contínua.


6. Por movimento


Existem perdas que são provenientes das atividades realizadas pelos colaboradores que não agregam valor aos produtos. Elas podem ser reduzidas por meio da eliminação dos trabalhos desnecessários e pelo redesenho daqueles que são indispensáveis.


7. Por defeitos


Os defeitos são responsáveis por perdas, já que produtos com falhas não serão vendidos e causam impactos nos resultados financeiros. Eles exigem retrabalhos ou se tornam sucatas e podem ser eliminados por meio de melhorias nos processos.


Entendeu quais são as 7 perdas da produção com a manufatura enxuta? Para evitar prejuízos, monitore os processos e utilize soluções tecnológicas que possibilitem um controle efetivo sobre o que é realizado pelos colaboradores da sua empresa.


Quer receber mais dicas sobre temas relacionados? Então assine a newsletter!

508 visualizações2 comentários
bottom of page