top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Quais os principais pontos da ISO 9001: 2015 que todo gestor deve saber?


Quais os principais pontos da ISO 9001: 2015 que todo gestor deve saber?

A ISO 9001: 2015 é uma norma internacional que especifica os requisitos de sistemas de gestão — Quality Management System (SGQ). As empresas usam esse padrão para demonstrar a sua capacidade de fornecer produtos e serviços com governança e compliance, ou seja, que atendam aos requisitos e normas regulatórias e de qualidade para a experiência do cliente.


As boas práticas foram publicadas pela primeira vez em 1987 pela International Organization for Standardization (ISO). Por isso, todas as determinações recebem esse prefixo. A ISO é uma agência internacional composta por órgãos de normalização nacionais de mais de 160 países.


A versão mais atual da 9001 foi lançada em setembro de 2015. Neste artigo, trazemos informações sobre esse padrão e a importância dele para as empresas.


O que é a ISO 9001: 2015?


Publicada originalmente em 1987, a ISO 9001 passou por revisões em 1994, 2000 e em 2008:

  • a ISO 9001: 1994 incluiu mudanças para melhorar o controle da cláusula de projeto e desenvolvimento, esclareceu alguns aspectos e modificou requisitos da ISO 9002 e 9003;

  • a ISO 9001: 2000 atualizou novamente alguns requisitos;

  • a ISO 9001: 2008 esclareceu questões da aplicação da ISO 9001: 2000.


Entretanto, a última revisão foi publicada em setembro de 2015 e garantiu que a ISO 9001 se adaptaria às mudanças ocorridas nas organizações com o advento da Transformação Digital. Algumas das principais atualizações na ISO 9001: 2015 incluíram:

  • introdução da nova terminologia;

  • reestruturação de informações;

  • ênfase no pensamento baseado em risco;

  • melhor aplicação da abordagem de processo;

  • aplicabilidade aprimorada para serviços;

  • novos requisitos de liderança.


A ISO 9001: 2015 é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor. Milhares de organizações de mais de 160 países utilizam o padrão ISO 9001 em seus sistemas de gestão da qualidade.


Seus requisitos baseiam-se nos conceitos do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou seja, planejar, fazer, verificar e agir. Essa abordagem orienta processos e permite documentar e revisar a estrutura, as responsabilidades e os procedimentos necessários para alcançar o gerenciamento de qualidade eficiente.


Outras seções da norma também abrangem:

  • requisitos para um SGQ, com documentação das informações, planejamento e determinação das interações do processo;

  • atribuições de responsabilidades de gestão;

  • organização de processos;

  • gerenciamento de recursos de qualquer origem;

  • análise do produto, desde a ideação ao delineamento do design até a entrega de resultados;

  • mensuração, análise e melhoria do SGQ por meio de atividades como auditorias internas e ações corretivas e preventivas.


Como obter a certificação ISO 9001: 2015?


A ISO 9001 é o único padrão da série ISO 9000 para o qual as organizações podem se certificar. Alcançar a certificação ISO 9001: 2015 significa que uma organização demonstra a capacidade de seguir as diretrizes da norma e atender aos seus próprios requisitos de qualidade, seja em relação aos clientes, seja em função do compliance de seus segmento de atuação.


Conforme falamos, a certificação para o padrão ISO 9001 pode aumentar a credibilidade de uma empresa e demonstrar aos clientes que seus produtos e serviços atendem às expectativas e às exigências do mercado. Em alguns casos ou em alguns setores, a certificação é obrigatória.


O processo de certificação inclui a implementação dos requisitos da ISO 9001: 2015 e, em seguida, uma auditoria que confirma o atendimento aos critérios predeterminados.


Dessa forma, as empresas que desejarem adequar seus processos à norma devem:

  • pagar os custos para auditorias de registro, vigilância e recertificação ISO 9001;

  • adequar o nível organizacional de conformidade com os requisitos ISO 9001;

  • planejar os recursos que serão investidos na adequação;

  • fornecer o suporte para que o consultor realize a devida avaliação.


Os profissionais responsáveis ​​por desenvolver, implementar, auditar e gerenciar um sistema de gestão da qualidade ISO ou os profissionais da qualidade interessados ​​em atualizar seu SGQ documentado com base na ISO 9001 podem fazer cursos de treinamento ISO 9000, que incluem projetos focados na norma e sistemas de gestão da qualidade.


Além disso, as organizações que buscam melhorar o desempenho dos funcionários e a otimização contínua de seus processos também podem optar pelo treinamento baseado nesses requisitos.


As empresas que almejam a recertificação da ISO 9001: 2008 para a ISO 9001: 2015 conseguem fazer as mudanças rapidamente, pois têm a vantagem de um SGQ em prática como ponto de partida.


Entretanto, é preciso se familiarizar com as matrizes de correlação e consultar equipes internas como TI e RH acerca de requisitos e treinamentos que devem ser incluídos no escopo do novo SGQ.


A documentação da ISO 9001: 2015 está disponível nos seguintes formatos:

  • cópia impressa;

  • PDF para download;

  • licença de site para a publicação de uma versão eletrônica;

  • Request for Interpretation (RFI) — Pedido de Interpretação dos requisitos.


Existem, ainda, templates que orientam a redação do próprio manual de qualidade conforme os padrões ISO 9001: 2015. Eles podem ser facilmente baixados na internet, porém, não garantem a devida certificação da empresa.


Por que as empresas devem aplicar a ISO 9001: 2015 em seus processos?


A ISO 9001: 2015 estabelece critérios para o gerenciamento da qualidade e pode ser usada por empresas que desejam comprovar ao mercado a sua capacidade de fornecimento e consistência nos produtos e serviços que comercializam.


Dessa forma, é possível atender as demandas adequadamente e cumprir os requisitos legais exigidos por regulamentares aplicáveis em cada situação, aumentando a satisfação dos clientes e melhorando os resultados do negócio.


Isso também incrementa a confiabilidade da marca e a percepção da capacidade de atendimento da empresa em sua cadeia de suprimentos.


A implementação de um sistema de gestão da qualidade ainda aumenta a eficiência global, o que automaticamente reduz os custos operacionais, aumenta a segurança e diminui os riscos associados aos processos de gerenciamento.


Os benefícios mais relevantes da ISO 9001: 2015 abrangem aspectos operacionais, mas isso reverbera em outras funções, como o financeiro e o marketing.


ISO 9001:2015 é o sistema de gerenciamento de qualidade mais popular do mundo. Milhares de empresas de vários segmentos são certificadas e profundamente impactadas tanto em sua cultura organizacional quanto nos resultados financeiros obtidos após a devida adequação de seus processos.


Agora que você sabe a importância de um gerenciamento baseado na qualidade, que tal compreender um pouco mais sobre a gestão de manutenção?

374 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page