top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Para que serve o controlador de temperatura industrial?


Para que serve o controlador de temperatura industrial?

O controlador de temperatura industrial nada mais é do que um aparelho que auxilia as empresas no processo de fabricação dos produtos a serem ofertados. Ele é responsável por manter a temperatura ideal para cada uma das fases do processo de produção de determinados itens.


Caso aconteça de a temperatura ficar acima ou abaixo do necessário, os resultados podem ser negativos. Dentre os problemas enfrentados pelas empresas que não possuem controladores de temperatura eficientes está o do comprometimento de algum componente da máquina e o do fornecimento de material com baixa qualidade. Por essas e outras razões, é importante que o fabricante monitore a temperatura de seu maquinário.


Deseja saber mais sobre os controladores de temperatura industriais? Continue a sua leitura!


Como funciona um controlador de temperatura?


Esses dispositivos têm a capacidade do instrumento utilizado de controlar temperatura com uma saída conectada a um dispositivo e uma entrada de um sensor de temperatura, tal como um aquecedor ou um ventilador. Eles têm as seguintes funções:

  • garantir que cada uma das etapas do processo produtivo opere dentro dos padrões necessários;

  • medir a temperatura constantemente;

  • comparar e corrigir a temperatura a todo momento.


No mercado, estão disponíveis diversos tipos de aparelhos de medição de temperatura. Somente é necessário avaliar qual a especificação e particularidade desejada para fazer a aquisição correta.


Quais são os tipos de controladores de temperatura industrial?


Os melhores controladores de temperatura, geralmente, têm certificado e atendem aos mais altos padrões de qualidade. Saiba que existem três tipos gerais de controles de temperatura. Veja, a seguir, quais são eles!


Controle de temperatura ON/OFF


O controle de temperatura ON/OFF é o modelo mais simples de ser utilizado, pois ele tem a função de ligar e desligar. Por exemplo, se a temperatura de um aparelho ficar abaixo ou acima do necessário, um sinal de controle é enviado e uma resistência é acionada, fazendo com que a temperatura volte a ser a que foi programada na máquina.


Controle de temperatura proporcional


Nesse tipo de controle de calor, o equipamento é acionado antes de que a máquina saia da faixa de temperatura desejada. Dessa forma, o calor ou o resfriamento é mantido estável e sempre inferior ao setpoint — valor de meta que um sistema de controle automático vai tentar alcançar.


Controle de temperatura PID


O controle de temperatura PID, sigla de proporcional, integral e derivativo, é um sistema que fornece uma saída de um mecanismo de realimentação de loop de controle, no qual não existe oscilação. Dessa forma, a temperatura fica regulada, sendo ajustada adequadamente.


Agora que você já sabe como funciona um controlador de temperatura industrial, não deixe de fazer uma análise minuciosa para decidir qual deles melhor se encaixa nas necessidades de sua empresa. Dessa forma, você vai conseguir obter maior êxito na produção dos itens a serem vendidos e evitará gastos futuros com algum equipamento estragado. Agindo assim, seu empreendimento terá maiores lucros.


Gostou de nosso post sobre controladores de temperatura? Aproveite e entenda como fazer a manutenção elétrica industrial na prática.

68 visualizações0 comentário

留言


bottom of page