top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

O que é soft starter? Descubra como funciona e para que serve!


O que é soft starter? Descubra como funciona e para que serve!

O soft starter é um produto que, apesar de estar presente em diversas organizações, ainda gera dúvidas para alguns profissionais da área da gestão industrial. Existem questionamentos sobre o seu funcionamento, visto que são semelhantes aos inversores de frequência. Contudo, esses dispositivos contam com uma função completamente distinta. Por esse motivo, é importante saber mais sobre ele.


Para dar a partida em um motor trifásico, por exemplo, é possível optar por diferentes dispositivos, entre diferentes tipos. Nas indústrias, os produtos mais conhecidos são os de partida direta, partida estrela-triângulo e partida suave, que utilizam o soft starter. Neste artigo, vamos explicar o que é soft starter, para que serve e como funciona.


Gostaria de compreender melhor os aspectos e o funcionamento do soft starter? Acompanhe a leitura!


Saiba o que é soft starter


Soft starter é um equipamento eletrônico utilizado para controlar a potência dos motores no instante em que é efetuada a frenagem ou dada a partida do equipamento. Trata-se de um dispositivo elétrico que ajuda a controlar a corrente de um motor, contudo, pode ser usado ​​em uma ampla variedade de tipos de motores.


Os soft starters funcionam em motores de indução, motores síncronos e motores universais. Eles são úteis ​​em aplicações nas quais a corrente de partida do motor precisa ser limitada, como em bombas, compressores e ventiladores. Uma vantagem de usar esse dispositivo é que ele pode ajudar a prolongar a vida útil e reduzir o desgaste mecânico dos equipamentos.


Há muitas vantagens em usar um soft starter, tendo em vista que ele ajuda a economizar dinheiro, aumentar a eficiência e a segurança dos motores. Portanto, o dispositivo gera a economia de dinheiro devido ao baixo custo de instalação, operação eficiente do motor e manutenção acessível. O produto ajuda a mitigar as quedas de tensão.


Entenda para que serve soft starter


O objetivo desse equipamento eletrônico é permitir o controle da tensão aplicada ao motor, bem como protegê-lo contra solavancos ou choques conjugados. O dispositivo acelera a carga gradativamente até atingir a rotação nominal, e diminui a corrente de partida, possibilitando a economia de energia elétrica nas faturas mensais recebidas pelas indústrias.


Além disso, o soft starter é um dos dispositivos usados para controlar a velocidade de um motor elétrico, pois reduz a potência fornecida ao motor. O equipamento serve para o adequado funcionamento de grandes motores industriais até pequenos eletrodomésticos. Ele produz eficiência energética aprimorada e operação mais suave, assim como evita a sobrecarga e o superaquecimento.


Confira como funciona soft starter


O soft starter funciona com o controle da tensão sobre o motor por meio do circuito de potência. É constituído por seis SCRs ou tiristores que variam o ângulo de disparo e, consequentemente, geram tensão eficaz aplicada ao equipamento. Diante disso, impedem que as flutuações das cargas elétricas danifiquem os motores. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o assunto!


Controle da tensão sobre o motor


Como já foi dito, esse dispositivo controla a tensão usada por equipamentos elétricos. Ele tem capacidade de reduzir temporariamente a carga e o consumo de energia elétrica ao dar partida no motor. Ao ser aplicada a potência, um soft starter pode aumentar a velocidade até atingir a operação total, sem exigir um grande pico de corrente.


Ponte de tiristores


O dispositivo faz o chaveamento da tensão com o auxílio de uma ponte de tiristores de modo que o motor recebe a potência de maneira crescente. Gradualmente, os motores ganham mais energia para assegurar a ausência de picos de correntes durante a partida e garantir uma aceleração regular. O usuário pode configurar a rampa de partida.


Configuração personalizada


As aplicações do soft starter podem ter diferentes propósitos na indústria, razão pela qual é possível fazer uma configuração personalizada da rampa de partida. Sendo assim, você poderá escolher os tempos, ao optar pelo modelo ideal de dispositivo, sendo que a variação da sua capacidade pode variar entre 0 e 100%. Há, ainda, a possibilidade de configurar a desaceleração.


Circuito de potência


Um soft starter é constituído por seis SCRs para controlar a velocidade do motor de indução de acordo com a tensão aplicada. Os dispositivos usam um circuito retificador controlado por fase e baseado em tiristores para aumentar lentamente a potência destinada ao funcionamento do motor e diminuir a corrente de partida e os picos.


Ao reduzir esses picos, os soft starters prolongam a durabilidade dos motores e dos equipamentos associados. Por outro lado, ajudam a controlar os gastos decorrentes do uso de eletricidade, tornando um motor mais econômico do que outros que sejam de velocidade fixa. Na parada do equipamento, o soft starter evita possíveis problemas com paradas bruscas que podem ocorrer.


Ângulo de disparo


O ângulo de disparo é o ponto em que o soft starter de um circuito é ligado. Ângulos são geralmente expressos em graus que podem variar de 0 a 360° e que correspondem ao tempo decorrido entre o início do sinal e o momento em que o motor é ligado. Valores próximos a 90° correspondem a altas velocidades de ativação.


Já os valores próximos a 180° são mais eficientes energeticamente, pois requerem menos energia para ativação do que aqueles com ângulos de disparo menores. Entretanto, os soft starters não conseguem controlar a velocidade das cargas durante o processo, como fazem os inversores. Mas eles são perfeitos para aplicações que precisam de partida suave.


Variação da tensão eficaz aplicada ao motor


A tensão efetiva aplicada ao motor afeta o torque de saída e a potência do motor. A maneira mais comum de variar a tensão é com o uso de uma fonte de alimentação CA ou CC. A frequência da fonte de alimentação CA também pode ser variada para controlar ainda mais a velocidade dos motores. Variando a tensão, pode-se controlar a velocidade e o torque do motor.


Aplicações do dispositivo


O soft starter é indicado para diversas aplicações, por exemplo, serras de madeira, fornos rotativos, compressor de ar e refrigeração, exaustores, ventiladores, bombas centrífugas, entre outros maquinários. A partida suave atende praticamente a todas as demandas dos usuários, oferece controle de parada e acionamento de motores e eficiência melhorada. O dispositivo soluciona trancos, picos de corrente e equipamentos ligados à rede.


Descobriu como funciona, para que serve e o que é soft starter? É uma chave que otimiza a instalação de transformadores, cabos, contatores e muito mais. Ela oferece segurança contra a queima de equipamentos, confere proteção eletrônica integral contra subcorrente, sobrecarga, falta de fase, sobrecorrente, sequência de fase invertida e outros eventos inesperados.


Deseja tirar dúvidas ou registrar a sua opinião sobre o soft starter? Deixe aqui o seu comentário!

2.644 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page