top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

O que é resistência bainha e quais as suas características?


O que é resistência bainha e quais as suas características?

A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento da grande maioria das rotinas, sem ela, os processos não ocorreriam. Nas indústrias, essas atividades são ainda mais determinantes, contudo, é essencial conhecer cada item para, então, definir qual gera um melhor resultado. Neste post, vamos saber um pouco mais sobre a resistência bainha.


De maneira simplificada, a resistência é um dispositivo que tem como principal função resistir a uma corrente elétrica. Isso é, ela controla a tensão elétrica que cada equipamento deverá receber. Sem ela, a eletricidade distribuída para os aparelhos pode ser maior que o indicado, ocasionando risco de queima.


Leia atentamente e confira as principais informações sobre a resistência bainha!

O que é a resistência bainha?

Esse modelo de resistência é destinado, principalmente, para indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros. Seu funcionamento é necessário no aquecimento do ar forçado, isso é, o aquecimento de materiais por contato, estampos e moldes.


De maneira geral, a resistência bainha é moldada de forma espiral, conduzindo o aquecimento uniformemente por toda a extensão do dispositivo. Contudo, vale lembrar, por ter diversas formas de aplicação, ela pode ser desenvolvida em diferentes tamanhos, podendo ser construída especificamente para cada cliente, conforme as suas necessidades.


Quais as principais características da resistência

bainha?


Geralmente, esse modelo de dispositivo é construído com blindagem de aço, de 304 e 1.020, para alcançar temperaturas de até 300 Cº, ou em situações especificas, com aço inoxidável. Sua principal característica é como ocorre a disseminação do calor.


Por dispor entre seus elementos de um material refratário, ele passa a ser um elemento de alta densidade e com um corpo duro, podendo ser submetido a altas temperaturas. Além disso, ela dispõe de uma ampla área de contato, conduzindo de forma uniformizada o calor. Outro fator que chama a atenção dos usuários, além da sua funcionalidade, é o seu fácil manuseio, sendo instalada por parafusos, e de fácil manutenção.

Quais os modelos de resistência bainha?

A resistência bainha pode ser de dois modelos distintos: lisa ou aletada. Elas são produzidas para atender a diferentes equipamentos, logo, é essencial que o profissional conheça as particularidades delas, para optar pela que mais se enquadra nas suas necessidades e garanta um melhor resultado.


A resistência bainha aletada tem como principal característica as aletas construídas com aço inox. Ela é utilizada, principalmente, por aquecimento de ar forçado, como ar-condicionado, túneis de secagem e estufas.


A resistência bainha lisa se difere pela sua dimensão e, como o próprio nome diz, sua espessura é lisa. É indicada para aquecimento por contato, aumentando a capacidade de disseminação de calor pelo corpo do equipamento. Por esse motivo, ela é muito utilizada em mesas, tanques, placas e moldes.


Como podemos perceber, é determinante conhecer as especificidades de cada produto. Só assim será possível indicar o que mais se adéqua às necessidades da empresa. Além disso, é indispensável poder contar com produtos de alta qualidade.


Na IMC, você encontra tudo o que precisa para garantir a estabilidade e a segurança nos seus produtos. Agora que você sabe o que é uma resistência bainha, conheça todos os itens que temos a sua disposição!

136 visualizações3 comentários
bottom of page