top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

O que é resistência autoclave? Saiba como fazer sua manutenção


O que é resistência autoclave? Saiba como fazer sua manutenção

A resistência autoclave é um componente fundamental e responsável por aquecer a câmara do equipamento, se trata de uma das peças mais importantes da máquina. Ela foi feita para elevar e manter a temperatura em locais com altos volumes de fluidos, bem como, proporcionar uma melhor fluidez em equipamentos, tubulações, vasos e tanques, e inclusive para facilitar a manutenção e evitar o escoamento.


Os processos de esterilização com a resistência elétrica para autoclave são realizados com vapor e submetidos a altas temperaturas, conferindo eficiência no processo de limpeza de peças. Esse componente aquece a câmara do aparelho para desinfectar ferramentas usadas no ambiente clínico, como os instrumentos cirúrgicos, e garantir a eliminação eficiente de todos os micróbios ali existentes.


Mas, para o seu perfeito funcionamento é preciso manter a resistência autoclave em boas condições de uso. Neste post, vamos ensinar como fazer a instalação e a manutenção adequada desse componente. Acompanhe!


A instalação e a manutenção da resistência autoclave


A resistência elétrica para autoclave opera, perfeitamente, quando proporciona o aquecimento adequado da câmara esterilizadora do equipamento. Mas, para garantir o funcionamento correto e eficiente desse componente, é preciso de alguns cuidados com sua instalação e manutenção.


Cuidados com a instalação


O funcionamento correto de aparelho de esterilização depende, principalmente, da instalação adequada da autoclave. O equipamento precisa ser instalado em um lugar plano e nivelado, conforme regulamentado nas normas da RDC N50. A resistência também deve ser instalada na voltagem correta e de acordo com a capacidade da rede elétrica local.


Para a instalação do equipamento de esterilização e o funcionamento adequado da resistência elétrica para autoclave, também é necessário que seja usada tomadas de três pinos com aterramento. Desta forma, é possível garantir mais segurança na hora do manuseio da máquina. Além disso, esse componente deve contar com uma proteção especial, normalmente, feita por uma capa de aço inox.


Essa proteção tem como objetivo isolar a resistência do restante do conteúdo da câmara e evitar graves acidentes que podem ser causados devido ao contato com a água vaporizada. A resistência deve ser colocada em um compartimento separado da câmara de esterilização para mais segurança. A resistência elétrica para autoclave é capaz de aquecer a câmara esterilizadora a temperaturas que variam entre 121°C até 134°C.


A manutenção da resistência


A resistência para autoclave precisa ser vistoriada, constantemente, assim como a rede de distribuição de energia. Essa manutenção é uma prática essencial para diminuir as chances de falhas e evitar acidentes que podem gerar graves danos para os usuários e para a empresa. A reposição dos componentes para autoclave, e os demais aparelhos de esterilização, deve ser feita periodicamente por profissionais especializados e treinados para realizar de forma adequada os reparos nos equipamentos.


Portanto, a resistência autoclave é responsável pelo aquecimento da câmara e pelo bom funcionamento do equipamento. Por isso, o uso de materiais de qualidade é fundamental para garantir mais eficiência e segurança no processo de transferência de calor. A IMC Resistências Elétricas trabalha com uma linha completa das melhores resistências para todos os fins.


Quer saber mais sobre os nossos produtos? Entre em contato com os consultores da IMC Resistências Elétricas e descubra as melhores soluções para o seu projeto!

172 visualizações2 comentários
bottom of page