top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

O que é engenharia de custos, afinal?


O que é engenharia de custos, afinal?

A engenharia de custos auxilia os engenheiros e construtores para que as edificações sejam concluídas de acordo com os prazos planejados e o orçamento previsto. O conceito ajuda a garantir a rentabilidade e a evitar imprevistos desagradáveis, por exemplo, o desequilíbrio das finanças, que leva os empreendimentos a perderem a sua credibilidade no mercado.


As indústrias 5.0 que desejam se manter competitivas e continuar crescendo precisam da engenharia de custos para auxiliar no planejamento e na gestão financeira. Investir nessa área contribui para o sucesso dos negócios, já que ela auxilia no controle dos gastos e impede o desperdício de recursos. Neste post, vamos explicar o que é engenharia de custos.

Gostaria de saber como essa área profissional pode ser relevante para a eficiência e a produtividade da indústria? Acompanhe a leitura!


O que é engenharia de custos?


A engenharia de custos é uma área das engenharias direcionada aos fatores de custos de um serviço ou de uma obra. Esse ramo é responsável por elaborar minuciosamente os orçamentos, visto que é uma ciência de custeio autêntica. Os profissionais especializados nesse campo do saber atuam na criação dos empreendimentos.


Os engenheiros realizam análises e fazem diagnósticos e prognósticos para averiguar a viabilidade técnico-econômica das edificações. Eles elaboram uma síntese do que deverá ser feito e do que acontecerá com as finanças durante a obra. As suas tarefas são fundamentais para os empreendedores, pois os profissionais estimam e gerenciam os custos.


A função pode ser desempenhada por gerentes de projetos e administradores de empresas, que avaliam as despesas antes que elas ocorram. Portanto, a engenharia de custos pode ser denominada também como engenharia da orçamentação. Ela engloba a aplicação de práticas, princípios e processos para assegurar a execução de uma obra, sendo uma arte ou técnica usada para a gestão dos gastos.


Como essa área pode ser relevante para a indústria?


A engenharia de custos é relevante para as indústrias porque os engenheiros da área focam no planejamento dos gastos, além de elaborar e validar os orçamentos de todas as etapas de uma obra. Esses profissionais gerenciam também o fluxo de caixa e realizam outras tarefas fundamentais para que uma edificação seja bem-sucedida. Observe abaixo como essa técnica funciona!


Estimativa de gastos


A estimativa dos gastos é um cálculo para a previsão dos custos dos projetos da indústria conforme os parâmetros definidos pelos seus clientes. Essa é uma das principais atribuições da engenharia de custos, que inclui a elaboração de um orçamento dos serviços e materiais que serão utilizados, bem como a gestão financeira de um projeto.


Os engenheiros de custos atuam desde o princípio dos empreendimentos em conjunto com os outros departamentos, para assegurar a viabilidade econômica e técnica dos projetos. Eles fornecem aos outros profissionais envolvidos uma previsão de demanda e das despesas, contribuem para o planejamento, mostram alternativas viáveis, avisam sobre os riscos existentes, identificam investimentos promissores e monitoram a execução da obra.


Elaboração de orçamento


Essa etapa consiste na criação de um documento que será apresentado aos gestores do projeto e aos clientes. Nele serão registrados todos os custos do empreendimento de forma detalhada e precisa. A elaboração de orçamentos e cronogramas é um dos principais objetivos dessa técnica, que tem como finalidade apoiar a tomada de decisões dos profissionais de outras áreas.


Avaliação econômica


A análise econômica permite que os líderes da indústria percebam como está a saúde financeira do empreendimento enquanto os projetos são executados. Além disso, eles podem acompanhar o comportamento do mercado. Ela permite um controle das mudanças favoráveis ao projeto diante de imprevistos, ainda que o planejamento e o orçamento estejam impecáveis. Os engenheiros de custos calculam o impacto econômico dessas alterações.


Análise de risco


A avaliação dos riscos é uma atividade que visa avaliar as fraquezas financeiras e os pontos vulneráveis de cada fase dos projetos. Normalmente, esses fatores são referentes à instabilidade econômica do nosso país. Por exemplo, o aumento inesperado nos preços de determinado insumo que é essencial para a finalização de um projeto.


Cada risco é avaliado pelo engenheiro e elencado para a compreensão dos responsáveis pelo projeto. O profissional avalia os custos do empreendimento com a contratação de colaboradores, encargos sociais e verbas trabalhistas, a aquisição de materiais e equipamentos, os fornecedores e impostos, os seguros e as taxas cobradas pelos órgãos competentes.


Definição de investimentos necessários


A engenharia de custos permite a definição dos investimentos indispensáveis para a realização dos projetos. Em virtude disso, os responsáveis pela execução conseguem verificar se um projeto é viável, se ele trará lucros e se a sua margem de rentabilidade será positiva. A ciência aponta ainda os fatores que necessitam de atenção em cada etapa de execução das atividades.


Por que essa área profissional promove produtividade?


A área da engenharia de custos ajuda a indústria a ter resultados melhores em seu processo produtivo devido ao fornecimento de um planejamento de qualidade. A ciência otimiza o fluxo das atividades para que o negócio consiga atingir o seu potencial máximo de eficiência. Veja a seguir os motivos pelos quais essa técnica aumenta a produtividade dos empreendimentos!


Gestão inteligente das tarefas


A profissão do engenheiro de custos é essencial para a gestão inteligente dos recursos e a manufatura enxuta. Os procedimentos realizados apontam para as indústrias qual é o melhor caminho para a execução dos projetos e para que os colaboradores tenham uma excelente produtividade. As tarefas são alinhadas às previsões realizadas pelo profissional que monitora todas as fases do empreendimento.


Disponibilidade das equipes


Os engenheiros de custos preveem a quantidade de colaboradores necessários para que cada projeto seja bem-sucedido. Com a engenharia de custos, os empreendimentos contam com times que estarão disponíveis e se manterão focados na realização de suas atividades. Eles serão supervisionados pelo profissional especializado e poderão tirar dúvidas ou solicitar apoio.


Recebimento de materiais


A gestão de custos é uma atividade que possibilita a seleção dos melhores fornecedores de insumos para as indústrias. Diante disso, os empreendimentos recebem os materiais produtivos para dar continuidade ao projeto sem a ocorrência de atrasos. Os insumos são de qualidade e, por essa razão, dificilmente acontecerão devoluções ou paradas dos colaboradores, máquinas e equipamentos da obra.


Entendeu o que é engenharia de custos? Essa ciência permite a avaliação de todas as variáveis de um projeto para a elaboração de orçamentos assertivos. Ela assegura a produtividade das equipes que trabalham para a finalização dos projetos e garante que as entregas sejam realizadas em dia. Enfim, as análises feitas pelos engenheiros evitam perdas na produção.


Deseja saber mais sobre os ganhos provenientes da engenharia de custos? Entre em contato conosco agora mesmo!

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page