top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

O que é CLP? Entenda tudo sobre o Controlador Lógico Programável


O que é CLP? Entenda tudo sobre o Controlador Lógico Programável

Quando se fala em automação industrial, uma das temáticas mais importantes que surge é o entendimento sobre o que é CLP e como esse sistema funciona. O controlador lógico programável faz parte do mecanismo de inteligência no processo de automatização de ambientes ou maquinários, executando funções específicas a partir de um programa criado por um ser humano.


Esse computador robusto apresenta competências diferenciadas de um equipamento utilizado no dia a dia, que geralmente é empregado apenas para acesso à rede, gravação de vídeos, impressões, entre outras atividades. Dessa forma, o CLP monitora o funcionamento de dispositivos de entrada e auxilia no processo de tomada de decisões, além de comandar o estado das ferramentas por ele gerenciadas.


Para o maior entendimento sobre esse tema, desenvolvemos este artigo com as principais informações sobre o que é CLP, como esse equipamento funciona, quais são os seus principais componentes e qual a sua importância para a automação industrial. Acompanhe!


Como funciona o CLP?


A sigla CLP vem do termo “controlador lógico programável”, também conhecido como PLD, do inglês programmable logic controller, tratando-se de um dos equipamentos mais conhecidos e responsável pela execução de programas específicos para automatizar processos na indústria.


Embora seja considerado um computador, não se deve confundi-lo com notebooks ou desktops, pois além de apresentar menor poder de processamento de dados e armazenamento, não é utilizado para a mesma finalidade.


Para gerenciar processos de maneira precisa e automatizada é necessário contar com um equipamento capaz de controlar e administrar as atividades, ou seja, receber sinais, classificá-los e direcionar as ações de comando para os atuadores. Com isso, o sistema funciona de forma inteligente como se fosse um cérebro, ao interpretar informações suficientes para tomar decisões.


A parte destinada para deliberar um conjunto de intervenções precisa ser necessariamente programável, atuando como um controlador de vazão e de nível, automação de esteiras, entre outras aplicações.


Quais são seus principais componentes?


As principais características que diferem um controlador lógico programável de computadores comuns é a resistência a sujeira, poeira, vibrações, ruídos e altas temperaturas, projetado especificamente para desempenhar sua função em diversos ambientes industriais. Sobretudo, sua alta flexibilidade permite a interação com outros dispositivos da fábrica.


Apesar disso, o CLP tem uma estrutura já conhecida e utilizada diariamente, contando com elementos como:

  • processador ou CPU;

  • memória de leitura (ROM);

  • memória de leitura e gravação (RAM);

  • portas de comunicação (entradas e saídas);

  • fonte de alimentação.


Para apresentar de uma forma mais detalhada seus principais componentes, separamos a seguir uma descrição dos elementos fundamentais que atuam no CLP. Confira!


Processador (CPU)


A sigla CPU vem do inglês central processing unit, representando a unidade central de processamento do equipamento. De maneira simplificada, esse elemento é responsável pela busca, interpretação e execução de instruções necessárias à continuidade da produtividade.


Esse módulo fica tipicamente no slot próximo a fonte de alimentação ou mesmo incorporado a ela. Essa condição depende da escolha do fabricante e das combinações baseadas na complexidade exigida por cada aplicação.


Além disso, o CPU é composto por outros componentes menores como o chip de memória, microprocessador, entre outros circuitos integrados para controle lógico e monitoramento da comunicação. Sobretudo, esses elementos variam com a velocidade de operação, o que eleva o custo conforme o poder de processamento aumenta.


Memórias


Outro componente muito importante dentro do CLP está relacionado com memórias voláteis e não voláteis, ambas responsáveis pelo armazenamento de informações que possibilitam ao sistema executar todas as funções necessárias.


Os componentes voláteis referem-se aos elementos que perdem informações quando são desenergizados, relacionados diretamente com a RAM. Em contrapartida, as memórias não voláteis mantêm os dados mesmo após o desligamento, como ocorre com pen drives, HDs e SSDs.


Uma memória não volátil, por exemplo, armazena todo o sistema operacional e os conteúdos programáveis do CLP. Por sua vez, os componentes voláteis são utilizados pela CPU para colocar em funcionamento os programas e as funções que estão sendo executadas, ou seja, não é possível selecionar ou conservar o conteúdo dessas ações.


Módulos de entrada e saída


A conexão entre os sensores e atuadores com o CLP é realizada por meio dos módulos de entrada e saída. Sobretudo, essas ligações podem ocorrer a partir de meios analógicos ou digitais, a depender dos equipamentos que estão sendo utilizados no sistema.


Entre os diversos sensores e atuadores que podem ser empregados no CLP, é possível destacar alguns como:

  • termopares;

  • pressostatos;

  • termostatos;

  • fluxostatos;

  • atuadores eletropneumáticos e eletro-hidráulicos;

  • contatores;

  • sensores fim de curso.


Houve uma época em que a maioria dos processos era gerenciada por comandos elétricos que ocupavam grandes áreas úteis e, caso houvesse a necessidade de reparo, alguns desses painéis precisariam ser desmontados, diminuindo significativamente a eficiência e aumentando o tempo de assistência.


Com o crescente desenvolvimento tecnológico, muitos desses elementos constituintes do CLP podem ser facilmente substituídos, além de que alguns apresentam redundância para o caso de falhas repentinas.


Fonte de alimentação


O chamado backplane é constituído pelo rack e pela fonte de alimentação. O primeiro componente tem a função primordial de fornecer um espaço físico para a montagem do sistema e providenciar a conexão elétrica dos barramentos entre os módulos.


Por sua vez, a fonte de energia fornece a alimentação em corrente contínua com uma tensão de 24 volts para todos os módulos do rack. Sobretudo, esse elemento regula e transforma todas as voltagens para os níveis de trabalhabilidade de cada CLP.


Qual a importância desse equipamento para a automação industrial?


Um dos principais benefícios da automação industrial está relacionado com a precisão na produção, pois um maquinário consegue realizar a mesma atividade repetidas vezes sem variar a performance ou o tempo desprendido para o serviço.


Todas as condições envolvidas nos processos são mensuradas pelo computador central para garantir desempenho e precisão nas ações. A alta qualidade de execução é mantida com sensores que realizam o monitoramento e enviam dados e informações continuamente ao CLP, minimizando a possibilidade de falhas.


Sendo assim, é possível concluir que o CLP diminui os serviços de manutenção e aumenta a qualidade da produção, o que resulta em economia no fim do mês. No entanto, é importante que o equipamento adquirido para esses processos esteja alinhado com os objetivos da indústria.


Sobretudo, entender o que é CLP pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas em diversos ramos. Um controlador lógico programável atua como um computador especial para ambientes agressivos e condições extremas, gerenciando processos e monitorando maquinários. O aumento da precisão nas atividades é um dos benefícios da automação industrial, reduzindo o tempo de produção e aumentando os lucros.


E então, gostou do nosso artigo sobre o que de fato é CLP e como esse equipamento beneficia a automação industrial? Aproveite para deixar um comentário neste post e compartilhe conosco suas dúvidas sobre o assunto!

610 visualizações3 comentários
bottom of page