top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Logística industrial: o que é e como pode influenciar na produção


Logística industrial: o que é e como pode influenciar na produção

As mudanças do mercado fizeram com que fosse necessário efetuar mudanças nas indústrias e otimizar a cadeia de suprimentos e distribuição. A gestão de procedimentos de logística industrial é essencial para organizar as operações e otimizar as entregas, coordenar o fluxo de informações e proporcionar o crescimento da empresa.


Trata-se de uma gestão integrada entre os vários setores para completar entregas de qualidade em um curto período de tempo, enquanto melhora a relação entre os fornecedores e os clientes.


Quer saber como otimizar esse método? Neste post, você vai entender o conceito de logística industrial e como essa técnica influencia diretamente na qualidade e quantidade da produção. Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!


O que é logística industrial?


A logística industrial é um procedimento relacionado com a gestão da cadeia de suprimentos e distribuição de uma empresa. Esse método envolve a elaboração de um planejamento detalhado e, claro, sobre a gestão do produto relacionado ao o local e o tempo adequados, bem como a escolha sobre o melhor custo-benefício.


A logística industrial é um setor que envolve a elaboração de várias ações estratégicas que são desenvolvidas levando em consideração alguns fatores que influenciam na atividade de compra, como é o caso da qualidade do serviço, preço, cuidados no processo de embalagem, proteção, confiabilidade e outros.


Qual é a importância da logística industrial?


Com a mudança dos hábitos do consumidor nos últimos anos e o aumento da quantidade de compras online em e-commerces, as empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade. A intenção é garantir a qualidade do serviço prestado e efetuar as entregas aos clientes no menor tempo possível. Para isso, devem ser observados vários elementos, como local de entrega, condições externas, tipo da mercadoria, frota disponível e outros.


Essa tendência foi acelerada, principalmente, com o advento do isolamento social determinado pelas autoridades como medida de prevenção e diminuição do contágio de casos do Covid-19. Diante desse fenômeno, se torna essencial investir em boas práticas para otimizar o setor de logística.


Nesse sentido, a logística industrial ganha um papel estratégico em diversos setores. Quando bem articulada, essa área tem o potencial de reduzir operações consideradas como desnecessárias e improdutivas, reduzir o desperdício de materiais e de tempo e controlar o estoque, com o intuito de reduzir os custos.


Quais são os benefícios da logística industrial?


A logística industrial viabiliza um serviço de qualidade e proporciona várias vantagens para as empresas. Conheça, a seguir, os principais benefícios de estruturar adequadamente o setor logístico.


Otimiza o espaço da empresa


A gestão de logística industrial ajuda a planejar e organizar o uso dos espaços disponíveis em galpões. Desse modo, o uso dos espaços é feito de modo otimizado, mantendo o estoque mais enxuto, agilizando a busca dos produtos em tarefas rotineiras, sempre levando em consideração a ordem cronológica de entrada e saída de mercadorias do depósito.


Eliminar processos desnecessários


O transporte é, na maioria das vezes, uma das fases mais demoradas e trabalhosas de todo o setor logístico. Nesse sentido, a gestão de logística industrial tem o potencial de criar e planejar as melhores rotas e assim evitar movimentações inúteis, bem como desnecessárias. Nesse sentido, há menos custos no percurso e a equipe consegue otimizar o trabalho.

Além disso, a logística industrial consegue atribuir uma determinada tarefa para cada colaborador. Nesse sentido, cada um terá uma responsabilidade específica. Esse procedimento organiza as operações, evita atrasos e também consegue reduzir o número de movimentações internas.


Agilizar as movimentações


A movimentação de produtos no estoque é um procedimento bastante comum. Afinal, às vezes, se torna necessário transferir as mercadorias para outras unidades ou depósitos. Nesse sentido, o remanejamento dos produtos ao longo da cadeia produtiva é devidamente registrado e os itens são constantemente monitorados, de modo integrado com outras etapas logísticas. Como consequência, fica mais fácil identificar os excessos e a ausência de novos produtos. Por isso, existe um melhor gerenciamento no abastecimento das linhas de produção.


Mapear e automatizar processos


A logística atua na organização e no mapeamento dos processos. Assim, fica mais fácil observar o passo a passo de cada procedimento e como eles são executados. Nesse caso, surge a importância da automatização desses processos para integrar os diversos departamentos da empresa, com o intuito de apontar falhas e evitar pontos de inconformidade nos processos logísticos.


A implementação de ferramentas automatizadas aumenta a eficiência das atividades, diminui as despesas, reduz o tempo para a conclusão de operações e traz mais agilidade e sucesso para os processos que são desenvolvidos na cadeia de suprimentos.


Facilitar a evolução dos processos


A tecnologia é considerada como uma ótima aliada nesse sentido. É possível aplicar recursos, ferramentas e métodos de planejamento que podem ajudar no desenvolvimento dos procedimentos logísticos. O uso de sistemas automatizados integra as atividades aos serviços e proporciona mais garantia de que a informação obtida é confiável. Inclusive, pode ser utilizada para atuar como suporte e otimizar as atividades internas desenvolvidas.


Nesse cenário, devemos mencionar a estreita relação entre o setor logístico e o conceito de indústria 4.0. Conhecida como a Quarta Revolução Industrial, essa expressão envolve o uso de tecnologias específicas, como é o caso de Cloud Computing, Internet das Coisas e Big Data, ferramentas que são destinadas para proporcionar a automação industrial e permitir a troca de dados internos, trazendo mais produtividade para as operações, identificando pontos fracos e impulsionando melhorias em praticamente todos os setores da empresa.


Como deu para perceber, a logística industrial influencia diretamente no processo produtivo que é desenvolvido em empresas, indústrias e demais estabelecimentos. Esse procedimento tem a capacidade de aumentar o controle de qualidade e proporcionar mais efeito para as operações. Além disso, reduz os custos, elimina os gargalos operacionais e entrega um serviço com muito mais eficiência. Como consequência, ocorre mais satisfação dos clientes e uma melhoria significativa na lucratividade.


Conseguiu entender a importância da logística? Quer aprender mais sobre o papel do setor logístico no setor industrial? Então, assine a newsletter e receba os nossos próximos conteúdos diretamente na sua caixa de e-mails!

510 visualizações2 comentários
bottom of page