Já pensou em melhorar a forma como a empresa que você administra trabalha e como é gerenciada? Já ouviu falar da ISO 9001, certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)? Essa norma é uma estrutura de gestão da qualidade criada para as empresas melhorarem seu desempenho, aumentando a satisfação dos clientes.
Não importa o porte ou o setor de atuação, qualquer organização pode implantar a ISO 9001. Para obter a certificação a empresa precisa sofrer uma auditoria de certificação realizada pelos certificadores reconhecidos pelo IAF (International Accreditation Forum). No caso do Brasil, o órgão responsável é o INMETRO.
Não confunda! Apesar da ISO 9001 ser adquirida pelo INMETRO, ela não tem ligação com a certificação INMETRO que atende a portaria 371. Essa é uma certificação que avalia diretamente alguns tipos de produtos.
Ficou interessado no assunto? Quer saber como conseguir as certificações ISO 9001 e INMETRO, além de entender que benefícios elas podem trazer para o seu empreendimento? Acompanhe este post!
O que é a certificação ISO 9001:2015?
Chamada no Brasil de ABNT NBR ISO 9001, estipula exigências para SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) de uma empresa. Portanto, não necessariamente ela garantirá a conformidade dos produtos ou serviços. O que ela atesta é que a empresa tem capacidade de fornecer bens e serviços de acordo com a especificação solicitada pelo cliente.
Tem como finalidade melhorar a gestão de uma companhia e pode ser aplicada em paralelo a outras normas de operacionalização, como normas de meio ambiente, segurança ou saúde.
Atenção: não existe certificação ISO 9001 para um produto! Como dito anteriormente, esta norma é utilizada para verificar a operação dos SGQ. Esse selo de certificação atesta que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove controle e melhorias contínuas de seus processos.
O que preciso fazer para adquirir a certificação?
Como informado anteriormente, uma auditoria realizada pelo órgão certificador deverá ser feita para verificar se a companhia está cumprindo os seguintes requisitos:
possuir um CNPJ;
cumprir a legislação adequada ao setor que atua;
identificar o contexto da organização;
identificar as partes interessadas (stakeholders);
mapear seus processos;
definir suas lideranças;
definir a política de qualidade;
planejar o sistema de gestão;
definir os recursos envolvidos no atendimento do planejamento;
estruturar os processos de operação;
verificar o cumprimento dos objetivos;
realizar as ações corretivas necessárias;
realizar uma auditoria interna;
contratar um organismo de certificação.
Cumprido todos esses requisitos, a empresa passa por duas etapas de auditoria de certificação.
1ª Etapa
Em um primeiro momento o auditor irá avaliar se a empresa atende aos requisitos da norma e se existe algum item não contemplado no SGQ da empresa.
Essa auditoria não precisa ser presencial. Os documentos a serem analisados podem ser enviados para a certificadora. Estando tudo em conformidade nessa fase, a firma pode passar para a próxima etapa, conhecida como auditoria de conformidade.
2ª Etapa
Essa etapa é obrigatoriamente presencial. Nesta fase, o auditor averigua a execução dos processos e a conformidade da prestação de serviços ou da fabricação dos produtos. Daí em diante ocorrem entrevistas e observações com os responsáveis pela operação. Estando os requisitos em compatibilidade, o auditor recomendará que a empresa seja certificada.
A implantação da ISO 9001 muitas vezes é feita contratando uma consultoria especializada e confiável para modificar sua operacionalização visando o atendimento dos requisitos. Essa fase acontece antes ou durante a realização da auditoria interna.
Adquirir essa certificação representa um atestado da qualidade e de boas práticas do trabalho da empresa, reconhecido tanto nacional como internacionalmente. Sugere segurança no momento em que o cliente opta pelo seu fornecimento, o que é um fator preponderante para estar em alto nível de competitividade.
Ao abordar a gestão da qualidade, a ISO 9001 reivindica processos altamente detalhados, de forma que todo o cenário da companhia opere para alcançar as expectativas de produção. Essas regras não estão incluídas apenas nos processos internos. Serviços terceirizados e fornecedores precisam da mesma maneira estar alinhados com a norma.
A certificação não busca apenas melhorar a qualidade da operação de uma empresa. Envolve também um planejamento eficiente e aprimorado. A gestão estratégica pede uma importância característica ao avançar com metodologias inovadoras e funcionais.
O que minha empresa ganha implementando a ISO 9001?
Esse selo pode ser muito útil para você, entenda o porquê conferindo os principais benefícios:
vantagem competitiva;
boa relação entre cliente e fornecedor;
maior desenvolvimento dos funcionários;
cultura da busca incessante pela qualidade;
redução de custos.
Com certeza a vantagem que fez os seus olhos brilharem foi o maior poder de competição, correto? Este benefício pode ser explicado pelas mudanças positivas geradas através da busca por essa certificação. Seguem algumas das principais alterações:
produção mais rápida com processos mais inteligentes;
padronização e definição de responsabilidades ligadas a um maior controle das rotinas. Isso elimina retrabalho e dá mais celeridade ao processo;
redução de custos com aumento de produção;
melhora da comunicação e da satisfação dos funcionários;
aumento de oportunidades. Muitas empresas exigem o selo ISO 9001 para iniciar seus negócios com outras empresas;
melhora da imagem da empresa frente ao mercado;
redução de riscos;
desenvolvimento dos fornecedores já que eles passam a se submeter a critérios mais precisos e a elementos de qualidade mais rígidos.
O que é a certificação INMETRO?
O objetivo dessa certificação é adequar eletrodomésticos e similares, sejam importados ou nacionais, a padrões mínimos de segurança de acordo com a Portaria 371 do INMETRO. A certificação é baseada na IEC (International Electrotechnical Commission) e é obrigatória para os aparelhos listados na norma.
A grande vantagem dessa certificação é a garantia de que o consumidor estará manuseando um equipamento seguro.
Como adquirir a certificação do INMETRO para estes produtos?
Para receber o selo de garantia de conformidade, os equipamentos passarão por testes em laboratórios e a linha de produção do fabricante será submetida a uma auditoria periódica. O processo dura de três a seis meses para ser finalizado. O tempo de análise depende muito da complexidade do aparelho a ser avaliado.
A lista completa de aparelhos que devem ser compulsoriamente certificados se encontra no site do INMETRO.
A ISO 9001, certificação INMETRO, traz proveitos para todos os envolvidos, pois o cliente terá produtos e serviços conformes, o mercado terá seu nível de exigência elevado, a empresa lucrará mais e o fornecedor terá que se aprimorar para atender maiores exigências de qualidade.
A IMC tem mais de 50 anos de mercado e não poderia deixar de ter a certificação ISO 9001-2015, uma vez que tem como missão a satisfação dos clientes, o desenvolvimento dos funcionários, a parceria com fornecedores, a melhoria contínua e a manutenção do seu SGQ. Dessa maneira, consegue um diferencial em qualidade e segurança na hora de fornecer e comprar produtos.
Com essa certificação garantimos a consistência no mercado, atuando nas necessidades dos clientes com um ótimo desempenho operacional, eliminando erros e aumentado os lucros, nos transformando não apenas em um grande player do setor como também em um valoroso parceiro de negócio.
Este post foi útil para você? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail!
Comments