top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Eficiência energética: saiba mais sobre o conceito e como aplicá-lo na indústria


Eficiência energética: saiba mais sobre o conceito e como aplicá-lo na indústria

As atividades da indústria requerem o uso de energia para a fabricação de produtos. Algumas utilizam opções distintas para obter a eletricidade necessária para acender as luzes e manter as máquinas funcionando. Esse recurso pode ser gerado por diversos processos que aumentam ou diminuem os custos da cadeia produtiva.


A eficiência energética é fundamental para empresas de pequeno, médio e grande porte, já que ela pode aumentar os lucros dos negócios. O conceito ajuda a mitigar eventuais falhas em equipamentos e sistemas, além de diminuir o consumo de energia oriunda de fontes não renováveis.


Por isso, o setor industrial tem investido em planejamentos energéticos, sistemas inteligentes e construções sustentáveis.


Gostaria de entender melhor o que é a eficiência energética e qual é a sua importância para a indústria? Acompanhe a leitura!

Entenda o que é a eficiência energética

Eficiência energética é um conceito que envolve a execução de atividades para aprimorar a utilização das fontes de energia. Trata-se do uso racional desses recursos, com mais eficiência, para obter resultados otimizados nos ambientes empresariais.


Inclui também a relação entre a quantidade de eletricidade disponibilizada para a produção e a quantia realmente usada.


Uma forma de obter eficiência energética é utilizando lâmpadas que ofereçam economia e ótimo nível de iluminação, além de ter vida útil prolongada e não aquecer os ambientes.


Usar placas solares elimina a necessidade do uso de gás, por exemplo. Outra maneira é optar por motores de alto rendimento, com potência adequada para cada tipo de atividade.

Veja como é o cálculo de eficiência energética

O cálculo de eficiência energética é realizado para que as indústrias compreendam os impactos positivos gerados pelos seus investimentos. Por meio dele, são identificadas as despesas reduzidas, além do atendimento das necessidades do setor.


Existe uma fórmula que pode ser usada e que facilitará a realização dessa conta. Basta inserir os números corretos na equação abaixo:

  • Consumo = Potência dos aparelhos em Watt x Total de horas de funcionamento por mês / 1.000

Se quiser simplificar, divida a quantidade de energia que a indústria gastou, pela quantia total oferecida aos equipamentos.


Você encontrará eficiência máxima e ausência de desperdícios se o resultado obtido nesse cálculo for igual a 1. Contudo, se o consumo for menor do que a quantia ofertada, significa que a capacidade é baixa e que há recursos excedentes.


O Inmetro, por sua vez, faz o cálculo aplicando o Coeficiente de Eficiência Energética (CEE). Esse método é um pouco diferente, pois inclui diversos componentes.


O resultado é alcançado pela divisão da capacidade total da indústria, pela potência demandada em determinado período. Nesse caso, o valor deve ser mais elevado para demonstrar o aproveitamento dos recursos.


Compreenda a importância do cálculo de eficiência energética


Como você pode ver, o cálculo da eficiência energética é muito importante para quem deseja proteger a natureza, economizar os recursos naturais e reduzir os gastos financeiros da indústria.


Esse conceito está ganhando espaço na sociedade devido às campanhas de conscientização, realizadas a nível mundial, para a preservação dos ecossistemas para o bem-estar das futuras gerações.


Novas oportunidades estão sendo oferecidas para que as empresas escolham outras alternativas como fonte de energia e elaborem relatórios para controle dos gastos.


Aquelas que decidem investir em eficiência energética para aperfeiçoar os seus sistemas de produção conseguem aumentar as vendas, podendo utilizar o conceito para conquistar uma parcela significativa de novos clientes, fornecedores, parceiros e investidores.


Confira como aprimorar o cálculo de eficiência energética na indústria


Para obter um cálculo interessante de eficiência energética nas indústrias, os gestores precisam estar dispostos a investir em soluções sustentáveis e na obtenção de energia a partir de fontes renováveis, como a luz solar.


Há muitas oportunidades para quem busca tornar o seu negócio mais competitivo no mercado e criar uma imagem mais positiva. Confira!

Verifique se os equipamentos são muito antigos

Muitos maquinários utilizados pelas indústrias, embora estejam dentro do prazo de vida útil, já estão ultrapassados pelas novas tecnologias. Isso significa que eles não são econômicos em relação ao uso de energia elétrica, e que precisam ser substituídos.


Opte pelas versões modernas, que reduzirão os gastos na fatura mensal e trarão bons resultados em curto prazo. A mudança pode ser facilitada pela execução de projeto de retrofit industrial, aquisição de equipamentos eficientes que consumam menos recursos e ofereçam maior rendimento.


A modernização dos maquinários aumenta a rentabilidade e melhora a eficiência energética. Além disso, oferece infraestrutura atualizada, uso de sistemas automatizados nas linhas de produção, obtenção de diagnósticos energéticos e adoção de software de gestão de energia.

Opte por usar iluminação natural

Se deseja obter um cálculo promissor de eficiência energética, aposte em iluminação natural. As soluções sustentáveis, normalmente, têm custos acessíveis e mais baixos do que as demais opções.


Um sistema de iluminação natural com o uso de lanternins industriais, venezianas e domus trabalha com custo de energia zero, ao contrário das outras opções do mercado.


Ao instalar o domus linear, a indústria melhora consideravelmente as suas condições de iluminação. A estrutura promove a medida certa de luminosidade natural dentro dos galpões, que permanecerão iluminados durante os expedientes de trabalho.


Ela também evita o uso de lâmpadas artificiais durante o período diurno nas fábricas, prolonga a sua durabilidade e produz economia.

Escolha uma alternativa de ventilação ecológica

Utilize o domus para ter maior controle da temperatura interna e deixar o ambiente de trabalho mais agradável.


Essa opção protege os espaços contra os raios UV e promove o conforto térmico em conjunto com os lanternins e as venezianas, já mencionadas acima.


As soluções renovam e potencializam constantemente o ar nas estruturas físicas da indústria. A troca de ar constante e a ventilação permanente eliminam a demanda por aparelhos de ar-condicionado, que são verdadeiros vilões no consumo de energia.


Os colaboradores poderão trabalhar com oxigênio de qualidade, em ambiente corporativo salubre e ecologicamente correto. Além do ganho de eficiência energética, você proporcionará mais qualidade de vida a eles.

Troque lâmpadas tradicionais por LED

A troca das lâmpadas convencionais por LED é uma ideia bastante difundida nas indústrias para a redução dos gastos com energia.


Esses dispositivos consomem menos, com o máximo desempenho. Além disso, podem ser dimerizados, são recicláveis e duram muito mais que os tradicionais. Eles também possibilitam a instalação de sensores automáticos, que apagam as luzes quando não são necessárias.


Agora, você já sabe um pouco mais sobre o conceito de eficiência energética e como aplicá-lo na indústria. Se preferir, utilize climatizadores industriais, que são fáceis de instalar e gastam menos energia elétrica.


Aplique as dicas fornecidas ao longo deste conteúdo, e você terá resultados impressionantes no final de cada período.


Gostou deste post? Obtenha mais conhecimentos ao ler sobre os problemas nas instalações elétricas que sua empresa precisa evitar!

244 visualizações3 comentários
bottom of page