top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

Conheça 7 boas práticas de como melhorar a gestão industrial


Conheça 7 boas práticas de como melhorar a gestão industrial

O sucesso de uma empresa está relacionado com diversos fatores, desde questões estratégicas até comerciais, qualidade e inovação. No entanto, a gestão industrial é um ponto crucial e que tem influência direta na performance e nos resultados do negócio.


Nessa perspectiva, realizar a gestão industrial de uma maneira eficiente, estratégica e bem planejada é essencial para o crescimento sólido da empresa. É um ponto que deve ser considerado prioridade, sobretudo, para ter diferenciais relevantes no mercado.


Você se interessou pelo assunto? Neste artigo, vamos abordar informações imprescindíveis para melhorar o desempenho dos seus processos! Continue lendo e veja 7 boas práticas para aperfeiçoar a gestão industrial e potencializar os resultados! Boa leitura!


O que é e como funciona a gestão industrial


De uma forma sucinta, a gestão industrial consiste em uma área que atua diretamente no controle, planejamento, organização e monitoramento de processos produtivos — além de todas as atividades de apoio à produção industrial, com foco na qualidade e na alta performance.


Sendo assim, é um setor considerado chave para os resultados, pois direciona as equipes a conduzir um trabalho de acordo com os objetivos do negócio. Sobretudo, para garantir um bom fluxo e atender aos padrões técnicos, legais e de qualidade.


A importância de uma gestão eficaz e certeira


As indústrias são modelos de negócios que contam com processos de produção dinâmicos e padronizados. Em vista disso, a ocorrência de falhas e gargalos representa um risco elevado, com potencial de afetar a experiência do cliente e as finanças.


Nesse sentido, uma gestão industrial eficiente e estratégica é a melhor forma para evitar que erros aconteçam e elevem os custos e transtornos. Em outras palavras, consiste em uma forma para garantir que todos os processos industriais aconteçam com excelência.


7 dicas para desenvolver uma boa gestão industrial


Como você viu até agora, a gestão industrial é imprescindível para o crescimento sustentável de uma empresa. Por esse motivo, adotar ações para melhorar o desempenho de cada processo é indispensável para construir resultados satisfatórios.


Para isso, é importante desenvolver uma boa política e mudar a cultura organizacional, com procedimentos implementados de uma maneira abrangente e participativa. Com o envolvimento de toda a equipe e os gestores, é possível alcançar as metas e a melhoria contínua.


Veja algumas práticas indispensáveis para uma boa gestão industrial!


1. Reduza custos operacionais


As questões financeiras afetam diretamente o desempenho dos processos, além de impedir a realização de investimentos e avanços. Sendo assim, antes de tudo, mapeie e identifique oportunidades para reduzir os custos operacionais e tornar os processos mais enxutos — sem deixar perder a qualidade.


2. Analise todas as etapas de produção


Conhecer os processos internos da indústria é o passo inicial para desenvolver uma gestão eficaz e de acordo com as particularidades do negócio. Dessa forma, reúna a equipe e estude todas as etapas de produção considerando, inclusive, as atividades de apoio e as mais simples.


3. Ofereça treinamentos


Uma equipe capacitada e que sabe exatamente como desenvolver suas funções em alto nível é muito importante para conduzir uma boa gestão. Por isso, desenvolva um cronograma de treinamentos periódicos para cada função para capacitar os profissionais, principalmente, para os novos contratados.


4. Faça a manutenção preventiva


O bom funcionamento das máquinas e equipamentos é essencial para evitar gargalos e paradas na produção, que sempre comprometem os processos. Portanto, crie um cronograma de manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento dos itens da produção.


5. Aumente a produtividade


Após conhecer os processos, garantir uma boa manutenção preventiva e ter uma equipe alinhada, é o momento de pensar em estratégias para elevar a produtividade. Para isso, pense em um planejamento abrangente e que envolva todo o time para identificar as melhores oportunidades e elevar os números.


Algumas boas ideias são:

  • identifique gargalos;

  • faça a previsão de demandas;

  • calcule o tempo de produção em cada processo;

  • cuide da segurança ocupacional;

  • utilize metodologias, como a lean manufacturing;

  • pense em um bom layout industrial;

  • organize o fluxo de trabalho.


6. Use um sistema de gestão


O sistema de gestão faz toda a diferença para o controle e o desenvolvimento das atividades de acordo com os melhores padrões. Diante desse fato, estude as possibilidades para adotar um bom sistema de gestão e consolidar os procedimentos em toda a empresa.


7. Invista em tecnologia


A tecnologia é uma grande aliada das atividades profissionais e oferece recursos intuitivos para diversas aplicabilidades, inclusive, para a gestão industrial. Em vista disso, é indispensável estudar o mercado e identificar tecnologias para implementar e tornar as atividades mais precisas e eficientes.


Para tanto, algumas das principais possibilidades são:

  • softwares e sistemas digitais de gestão;

  • robótica;

  • internet das coisas;

  • inteligência artificial;

  • computação em nuvem;

  • big data.


Os riscos de não se preocupar com a gestão industrial


O mercado é extremamente competitivo em todos os segmentos e exige diferenciais significativos para conquistar um bom posicionamento de marca. Além disso, o aumento do nível de exigência dos clientes também exigiu uma adaptação rápida e a melhoria dos processos nas empresas.


Diante disso, negligenciar a gestão industrial é um erro grave e que pode causar prejuízos além dos financeiros. Afinal, tem potencial para interferir na qualidade e outros aspectos produtivos, prejudicando a experiência do cliente e a imagem da empresa no mercado.


Sendo assim, deixar de se preocupar com a gestão dos processos industriais leva ao aumento das falhas e dos custos operacionais. Esses fatores são um gatilho para uma problemas maiores e que podem comprometer, até mesmo, a sobrevivência do negócio.


Por isso, é um assunto que merece toda a atenção e medidas específicas para garantir um bom fluxo de trabalho. Em outras palavras, é uma maneira inteligente para evitar os riscos e atingir os objetivos com um bom desempenho e excelência nas atividades.


Podemos concluir que a gestão industrial é um importante elemento para a qualidade e o sucesso de uma empresa, independentemente do porte e segmento. Portanto, investir em boas práticas é essencial para crescer e oferecer o melhor aos clientes.


Gostou do post? Agora que você viu dicas relevantes para conduzir uma boa gestão industrial, o que acha de conversarmos melhor sobre esse importante assunto? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco seu ponto de vista e experiência sobre o tema!

64 visualizações3 comentários
bottom of page