top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

Acendedor de carvão: saiba como funciona e como usar!

Atualizado: 16 de mar. de 2023


Acendedor de carvão: saiba como funciona e como usar!

Acender a churrasqueira — seja em um ambiente comercial, seja em casa — é uma situação que sempre exige tempo e esforço. Por isso, contar com um acendedor de carvão é uma ótima alternativa para evitar transtornos e otimizar o tempo.


Nesse sentido, o acendedor de carvão pode evitar todos os percalços dessa etapa e deixar o churrasqueiro confortável para receber os seus convidados. Portanto, é uma solução prática, econômica e eficiente, que vai fazer toda a diferença no seu churrasco.


Pensando nisso, preparamos este post que vai explicar como o equipamento funciona e quais são as principais vantagens de utilizá-lo. Continue lendo e confira como usar o acendedor de carvão e qual é a melhor opção para a sua casa ou comércio!

O que é um acendedor de carvão?

Um dos piores momentos na hora de fazer um churrasco é acender o fogo. São muitos os motivos que tornam essa etapa um transtorno: sujeira, bagunça, aquele “sopra sopra”, além do perigo de manusear o álcool e a demora para conseguir o fogo.


Sendo assim, o acendedor de carvão é formado por um cabo anti-choque — utilizado para manusear o equipamento —, seguido por uma haste fabricada em aço inox 304. Ela é a responsável por gerar a chama que assará as carnes do seu banquete.


Trata-se, portanto, de um equipamento simples e de pequeno porte, que oferece a possibilidade de acender o carvão com consistência — de forma muito segura e ágil —, evitando todo aquele esforço para preparar a brasa e começar o churrasco.

Como um acendedor de carvão funciona?

Você deve estar se perguntando como uma haste de aço inox pode gerar uma chama, certo? Bem, isso a física explica: esse equipamento funciona a partir da utilização do efeito joule que, por meio do transporte de cargas elétricas, transforma a energia elétrica em energia térmica.


Ao conectar o aparelho na rede elétrica, uma corrente atravessa o condutor e gera colisões entre os átomos do aparelho e os elétrons da corrente. Essa agitação promove um aumento de temperatura no local, que gera calor.

Como utilizar um acendedor de carvão?

O acendedor de carvão é muito prático. Basta arrumar o carvão em forma de pirâmide na sua churrasqueira, posicionar o aparelho bem no meio e ligá-lo à tomada. Certifique-se que toda a superfície metálica esteja coberta pelo carvão.

Agora, é só esperar cinco minutos para ter a chama do seu delicioso churrasco. Com o fogo já aceso, retire o equipamento da churrasqueira e coloque-o em um local seguro. Após isso, você poderá iniciar os preparos sem qualquer problema.


Porém, é importante ter atenção: o acendedor ainda estará muito quente, mesmo após ser desconectado da rede elétrica. Dessa forma, não utilize produtos inflamáveis com o acendedor de carvão e não deixe o equipamento muito tempo em contato com a chama.


Quais são as vantagens de um acendedor de carvão?


Um bom acendedor de carvão torna o preparo do seu churrasco mais rápido e elimina a necessidade de utilizar combustíveis, como álcool ou óleo. Consiste, portanto, em uma modernidade que contribui para evitar transtornos e garantir uma brasa consistente.


Nesse sentido, é uma solução muito prática e útil para quem ama fazer churrasco em casa ou tem uma lareira para os dias frios. Afinal, as vantagens de ter um acendedor de carvão em casa são muitas e fazem a diferença no seu dia a dia.

Veja a seguir, quais são os motivos para investir em um bom modelo!

Custo-benefício

Você consegue se lembrar de quantos churrascos já preparou em sua vida? Inúmeros, correto? E quantos você ainda pretende preparar? Afinal, é um dos principais pratos dos brasileiros, e está presente em todas as confraternizações de famílias.


Se colocarmos na ponta do lápis os gastos para acender a brasa — como fósforos, desperdício, álcool ou outros materiais inflamáveis —, adquirir um acendedor de carvão é certamente mais econômico, evitando que você perca dinheiro ao longo do tempo.


Ao utilizar um acendedor de carvão, você tem esse “kit fogo” pelo preço de alguns minutos de energia elétrica, com menos desperdício de carvão e tempo. Além disso, vai acabar aquela história de faltar algum item para o churrasco.


Pense quantas vezes você quis preparar um assado e teve que sair para comprar algo que não tinha em casa. Além dos custos com o preparo, ainda tem os gastos relacionados ao deslocamento para ter o que precisa.

Segurança

Quantas vezes você já molhou o carvão com álcool, riscou o fósforo, jogou na churrasqueira e tomou um susto com aquela explosão? E a preocupação com as crianças e os idosos que estiverem por perto nessa hora? É uma situação que deve ser evitada.


Ainda tem aqueles desavisados que, primeiro, queimam um jornal dentro da churrasqueira, para depois despejar o álcool. Veja quantas situações de risco podem acontecer — e, em caso de acidentes, as consequências podem ser graves.


Ao utilizar um acendedor de carvão, torna-se muito mais fácil ter segurança durante o processo de acendimento da churrasqueira. Em outras palavras, todos os riscos de explosões ou acidentes são eliminados, e tudo fica mais seguro.


As únicas preocupações passam a ser: verificar se o fio passa por um local que não seja suscetível a acidentes e, ao final do uso do equipamento, ter o cuidado de separá-lo em um local protegido, até que esfrie por completo.

Praticidade

Você quer festejar com os familiares e amigos e decidiu preparar um churrasco de confraternização. Preparou a casa, tomou seu banho e se arrumou. As pessoas começam a chegar, e aí vem o temível momento de acender a churrasqueira.

Depois de muito mexer no carvão, soprar, abanar, apontar o ventilador para a churrasqueira… Ufa! Enfim, após toda aquela luta, você consegue a tão esperada chama! A comemoração dura até você voltar a si e perceber que toda a sua preparação foi embora.


Agora está tudo bagunçado ao seu redor, e você está sujo e suado para receber seus convidados. Trata-se de uma situação desagradável e que pode comprometer o seu evento, além de atrasar a recepção dos seus amigos ou familiares.


Com um aquecedor de carvão, você não vai nem olhar para a churrasqueira, apenas vai posicionar o aparelho no devido local, ligá-lo na tomada, esperar a chama fluir enquanto conversa com seus convidados — e, depois, retirar o equipamento. Pronto: já pode começar o seu churrasco!


Olha o quanto de conforto que esse equipamento pode proporcionar!

Rapidez

Dependendo da qualidade apresentada pelo carvão e da perícia do churrasqueiro, o acendimento com combustível pode ser uma etapa demorada. Já com um acendedor de carvão, nenhuma dessas duas características terá importância para a geração da chama.


O tempo de espera para que o carvão vire brasa é de cerca de cinco minutos — depois disso, você já poderá inserir os alimentos para assar com agilidade. Ou seja, é uma mão na roda para tornar o churrasco mais agradável e evitar atrasos para o almoço ou jantar.


Outra vantagem é que o churrasqueiro não precisará aguardar muito tempo para começar a assar as carnes — enquanto no sistema de acendimento por combustível, é necessário esperar a “brasa pegar” para colocá-las. Assim, com o acendedor de carvão, elas podem começar a ser preparadas mais cedo.

Com tantas vantagens assim, você sentiu vontade de comprar esse item? Seria um equipamento útil no seu dia a dia?


Por que é importante ter um acendedor de qualidade?


Como você viu até aqui, o acendedor de carvão é uma solução muito interessante para quem gosta de fazer churrasco. É um produto que apesar de simples, proporciona grandes vantagens e contribui para ter momentos mais práticos e descomplicados.


Por essa razão, é muito importante escolher um modelo adequado e comprar o seu equipamento em lojas especializadas. Assim, você terá um apoio profissional e encontrará um produto de qualidade e que vai atender às suas expectativas.

A IMC é uma companhia brasileira especializada na fabricação de resistências para aquecimento industrial, com mais de 50 anos de estrada. A empresa também tem uma linha de aquecedores de carvão com o selo ISO 9001:2015 e certificada pelo INMETRO.


Nesse contexto, a IMC se mantém à frente no mercado por ter um compromisso com as necessidades dos seus clientes. A empresa busca a melhoria contínua de sua gestão e de seus processos internos, com foco total no Sistema de Gestão da Qualidade.


Portanto, é a melhor loja para comprar o seu acendedor de carvão e ter um equipamento resistente, durável, seguro e eficiente. Tudo isso, por meio de um atendimento personalizado e uma equipe preparada para atender às suas demandas.


Como você percebeu neste post, o acendedor de carvão é uma praticidade importante para ter em casa sempre à disposição. Portanto, não deixe de comprar um equipamento de qualidade para proporcionar grandes benefícios ao seu churrasco.


Agora que você entendeu melhor o que é um aquecedor de carvão e descobriu o quão vantajoso esse aparelho pode ser para a realização do seu churrasco, entre em contato conosco e conheça os nossos produtos!

384 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page