top of page
Banner Blog da IMC

Blog da IMC

Ícone entrega pelos Correios para todo Brasil

ENTREGA PELOS CORREIOS

para todo Brasil

Ícone retire na loja sua compra do site

RETIRE NA LOJA

sua compra do site

Ícone dividimos em até 12 vezes pagamento nos cartões

DIVIDIMOS EM ATÉ 12 VEZES

pagamento nos cartões

Ícone loja 100% segura - selo SSL utilizado

LOJA 100% SEGURA

selo SSL utilizado

  • Foto do escritorIMC Resistências Elétricas

7 equipamentos para cozinha industrial que não podem faltar


7 equipamentos para cozinha industrial que não podem faltar

Se você está planejando melhorar uma cozinha industrial, saiba que ter todos os equipamentos certos não apenas facilitará sua vida, mas também aumentará a qualidade dos alimentos e ajudará a economizar vários recursos. Por isso, é importante utilizar máquinas adequadas no projeto da indústria e entender o papel delas em todo o processo de preparo de alimentos.


Uma cozinha bem equipada é essencial para a alimentação dos colaboradores de uma organização. Ela permitirá que os profissionais dessa área completem todas as suas tarefas diárias de forma mais eficiente e com maior agilidade.


Existem muitos equipamentos para cozinha industrial que devem fazer parte desse design. Neste conteúdo, estão registrados os 7 itens que não podem faltar em qualquer ambiente de cozinha comercial. Confira!


Entenda a importância do bom funcionamento da cozinha industrial


O bom funcionamento da cozinha industrial está relacionado à produção de alimentos de qualidade, que precisam ser servidos no horário certo. Esse setor precisa funcionar bem para evitar atrasos nas refeições, os quais podem interferir nas atividades de quem trabalha na linha de produção.

Por esse motivo, é importante ter uma fonte confiável para todos os seus equipamentos. Uma cozinha industrial que não sofre interferências devido à quebra dos maquinários é crucial para a organização das refeições servidas na indústria.

Procure ter certeza de que você tem as ferramentas e os suprimentos certos, para que nada atrapalhe o sucesso do negócio. Afinal, as cozinhas industriais são relevantes para a continuidade das operações.


Compreenda o papel dos equipamentos na cozinha industrial


É necessário compreender o processamento dos alimentos até a preparação dos pratos, bem como o papel dos equipamentos de uma cozinha industrial — já que ela não vai funcionar adequadamente sem o auxílio das máquinas.


Cada tipo de indústria tem o seu próprio conjunto de requisitos, contudo, existem algumas ferramentas básicas que são comuns na maioria das organizações.


Em uma cozinha industrial, há pelo menos sete equipamentos que não podem faltar: fornos e fogões, fritadeiras, banho-maria, bancada de aço, panelas industriais, freezer e câmara fria. Eles desempenham um papel vital em um ambiente de cozimento e preparo de alimentos.


No próximo tópico, forneceremos mais detalhes sobre cada uma dessas ferramentas!


Conheça os principais equipamentos para cozinha industrial


Os equipamentos de uma cozinha industrial são importantes porque é impossível preparar boas refeições sem a sua presença.


Alguns deles são essenciais para conservar os produtos alimentícios, enquanto outros servem para manter os pratos aquecidos.


Abaixo, estão apenas os principais equipamentos utilizados nas cozinhas, sem os quais a sua indústria não conseguirá ter excelência na produção de alimentos.

1. Fornos e fogões

Fornos e fogões industriais são equipamentos úteis para a fabricação de alimentos como pães e doces. Os fornos são geralmente usados ​​para assar, enquanto os fogões servem para cozinhar e preparar comidas quentes com calor direto — por exemplo, refogar ou fritar.


Esses equipamentos servem, ainda, ​​para aquecer os alimentos — e é por isso que são imprescindíveis para uma cozinha industrial em funcionamento. Ambos cozinham uniformemente as refeições — ao contrário de outros métodos, como micro-ondas e outras ferramentas de aquecimento tradicional, que não conseguem suprir as demandas de uma indústria.


As cozinhas industriais dependem de fornos e fogões de boa qualidade. Além disso, esses equipamentos devem passar por manutenção e ser mantidos sempre em pleno funcionamento.


Sem eles, torna-se quase impossível fornecer um almoço ou jantar a tempo. E, se houver algum problema inesperado com um deles, os colaboradores ficarão sem compreender a ocorrência.

2. Banho-maria

Um equipamento de banho-maria é necessário para manter os alimentos aquecidos e em temperatura ideal para servir os funcionários. Com ele, as comidas preparadas na cozinha industrial permanecem quentes por várias horas, enquanto os colaboradores estão em seu horário de refeição.


Os recipientes são colocados sobre água fervente ou vapor. Os alimentos, após serem cozidos, ficam suspensos nesse equipamento.


O banho-maria fornece temperatura uniforme para os pratos, que ficam aquecidos em seus próprios líquidos — evitando que a parte externa dos utensílios fique ressecada. Existem muitos modelos à sua disposição, mas todos têm uma coisa em comum: uma placa de aquecimento na parte inferior ou em ambos os lados.


Os banhos-maria são muito versáteis, mas se você quiser um especificamente projetado para a sua cozinha industrial, terá que procurar um fabricante especializado nesse tipo de equipamento.


Depois de recebê-lo, basta aprender a usá-lo, adicionar os ingredientes nas tigelas grandes e colocá-las em cima da malha de arame. O líquido aquece sem exigir ajustes.

3. Bancada de aço

Uma bancada de aço é um equipamento de cozinha industrial bastante conhecido pelos gerentes de restaurantes ou prestadores de serviços da área da alimentação. Pode ser encontrada em açougues, padarias e outros estabelecimentos onde ocorre a preparação de alimentos para o público consumidor.


Alguns a chamam de mesa de metal. É uma espécie de banco de aço usado para a preparação de alimentos, antes de levá-los ao fogão ou ao forno industrial.


Essas bancadas são, geralmente, feitas por fábricas que as projetam para trazer muitas vantagens sobre as mesas de madeira. Elas são fáceis de limpar e nunca estragam, pois podem ser expostas a líquidos e são resistentes à ferrugem.

4. Fritadeira

Uma fritadeira faz parte dos itens essenciais de uma cozinha industrial que prepara alimentos em óleo quente. Esse equipamento é muito usado em estabelecimentos de fast-food, por exemplo. Em cozinhas industriais, é usada para fritar carnes, pastéis, batatas e outros tipos de salgados.

5. Freezer

Os freezers são muito populares e estão incluídos entre os itens que atendem às demandas de uma cozinha industrial. Ele permite que os alimentos congelados permaneçam frescos por bastante tempo.


O equipamento é usado para armazenar alimentos ou outros itens a uma temperatura abaixo de -18°C, para reduzir os riscos de deterioração de carnes e outros produtos.

6. Câmara fria

As câmaras frias fornecem um ambiente adequado para guardar ingredientes que precisam permanecer refrigerados — como sobremesas, frios, leite e outros itens utilizados no preparo das refeições. Portanto, devem ter uma temperatura baixa para manter seus alimentos protegidos contra bactérias.


Há uma variedade de tamanhos desses equipamentos disponíveis para compra.

7. Panelas industriais

As panelas industriais são utilizadas na cozinha industrial para diversas finalidades. Elas são vendidas em uma variedade de formas e tamanhos, mas todas têm dimensões apropriadas para facilitar o movimento e o armazenamento dentro da cozinha industrial.


Geralmente, são fabricadas em aço-inox e contam com tecnologias para preparar doces, polentas e outros pratos.


Esses são os 7 equipamentos para cozinha industrial que não podem faltar na sua indústria! Saiba que é indicado contar com um fornecedor que personalize essas ferramentas de trabalho, para garantir que você compre itens já ajustados para o ambiente da sua organização. Assim, não será preciso realizar ajustes no espaço, e a instalação será rápida e prática.


Quer obter mais informações relevantes? Entre em contato conosco!

1.401 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page