Vulcanizadora de pneus: como funciona e quando trocar a resistĂȘncia?
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Vulcanizadora de pneus: como funciona e quando trocar a resistĂȘncia?


Vulcanizadora de pneus: como funciona e quando trocar a resistĂȘncia?

A vulcanização é uma alternativa econÎmica para os motoristas que não estão dispostos a fazer a troca dos pneus. Esse processo é muito importante, pois evita que os condutores caiam em golpes e tenham prejuízos financeiros.


O procedimento foi criado e patenteado por Charles Goodyear, que estudou as aplicaçÔes prĂĄticas do lĂĄtex e fez experiĂȘncias para deixar as borrachas mais resistentes. A mistura do material Ă© feita com borracha e enxofre durante certo tempo e em determinada temperatura.


Mas a vulcanização realizada em oficinas mecùnicas depende de uma ferramenta conhecida como vulcanizadora de pneus. Neste post, vamos explicar como ela funciona, para que serve e quando é utilizada pelos profissionais desse ramo.


Gostaria de saber o que Ă© a vulcanizadora de pneus e obter dicas para a troca da sua resistĂȘncia? Acompanhe a leitura!


O que Ă© a vulcanizadora de pneus?


Vulcanizadora de pneus é uma måquina que aquece e pressiona o local que receberå o conserto. A ferramenta é muito utilizada em borracharias e serve ainda para arrumar cùmaras furadas. Ela funciona por meio da adição de enxofre, com o uso de catalisadores e do aquecimento que faz os åtomos ligarem-se entre si e unir as moléculas da borracha.


Com esse processo, as borrachas ganham durabilidade devido Ă  formação dessa substĂąncia. O propĂłsito da vulcanização Ă© aumentar a força de tensĂŁo do material, conferir mais capacidade de adaptação ao clima, maior elasticidade e resistĂȘncia Ă  dilatação. A vulcanizadora pode reconstituir ĂĄreas externas dos pneus que estejam danificadas pelo uso ou contato com objetos cortantes.


Essa mĂĄquina estĂĄ presente em oficinas especializadas nas quais sĂŁo verificados os danos sofridos pelos pneus. Os profissionais utilizam uma lixa para raspar a ĂĄrea deformada do lado interno e externo do objeto. Depois, Ă© utilizada uma cola sobre o material que recebe o laminado. Em seguida, coloca-se vulcanite e o pneu fica na vulcanizadora por 3 horas.


Para que serve uma vulcanizadora de pneus?


A vulcanizadora de pneus serve para reconstruir as partes destruídas dos pneus. A raspagem na årea danificada é fundamental para a reconstrução, que depende da substùncia vulcanite.


A mĂĄquina aquece o objeto durante 60 minutos e depois deixa-o para esfriar por cerca de duas horas. Esse tempo Ă© indispensĂĄvel para que o processo seja bem-sucedido.


Portanto, a vulcanização é aplicada para fechar rasgos ou furos em pneus, sendo essa a melhor alternativa para os condutores.


A execução desse processo evita que os motoristas tenham gastos enormes com a compra de produtos novos, visto que o serviço custa, em média, a metade do preço. Se comparada às outras formas de reparo, o uso da vulcanizadora é o mais confiåvel e seguro.


Quais são os acessórios necessårios para fazer a vulcanização?


Além da vulcanizadora, os profissionais que trabalham com o reparo de pneus precisam utilizar materiais específicos. Entre eles, estão:

  • vulcanite;

  • reforço de borracha;

  • cola vulcanizadora;

  • lixas;

  • compressor de ar e calibrador de pneus;

  • macaco hidrĂĄulico;

  • ferramentas manuais e de bancada.


Além dos itens mencionados, também é importante contar com outras ferramentas comuns que fazem parte da rotina de oficinas mecùnicas e borracharias.


Como trocar a resistĂȘncia da vulcanizadora de pneus?


As resistĂȘncias usadas em vulcanizadoras de pneus sĂŁo fabricadas com material tubular e sĂŁo responsĂĄveis pelo aquecimento da mĂĄquina.

HĂĄ vĂĄrios tipos de resistĂȘncia, com voltagens e dimensĂ”es especĂ­ficas para as necessidades dos clientes. Veja, a seguir, as principais dicas para fazer a troca dessa peça caso a sua vulcanizadora pare de funcionar!


Use luvas durante o procedimento


Proteja as suas mãos usando esse EPI para manusear a måquina, que normalmente fica em uma bancada. Gire a haste da vulcanizadora no sentido anti-horårio, utilizando o círculo que fica na sua parte superior. Solte o parafuso que prende a årea inferior da peça de aquecimento e acomode-o em local seguro para evitar que ele se extravie na oficina.


Retire a chapa de aquecimento


Desencaixe a chapa de aquecimento e coloque as suas peças sobre a bancada. Tenha cuidado com o fio que transmite a energia elĂ©trica na hora de acessar a resistĂȘncia usada. Acomode essa parte da vulcanizadora colocando o local que aquece em contato com a superfĂ­cie. Observe o termostato que fica encaixado por uma peça de silicone.


Confira a cerĂąmica


Analise a cerùmica e a peça de silicone para ter certeza de que elas estão bem encaixadas, pois se houver um afastamento, elas param de realizar a sua função.

A resistĂȘncia fica entre a parte cerĂąmica e a chapa de metal — separe-as utilizando uma chave para soltar as roscas dos parafusos presentes na mĂĄquina. Conclua o processo de abertura com uma chave de fenda.


Solte o termostato com o auxĂ­lio de um alicate e retire a peça cerĂąmica. Nesse momento, a resistĂȘncia ficarĂĄ visĂ­vel e poderĂĄ ser facilmente retirada da vulcanizadora.


Confira se a voltagem é 220W ou 110W antes de efetuar a troca. Coloque o item novo e faça com que ele se encaixe no lugar onde estava a peça usada com a ajuda do alicate.


Encaixe as peças


Recoloque a peça de cerùmica e as porcas sextavadas em seu devido lugar. Se for necessårio, aplique um produto desengripante ou lubrificante spray, que facilitarå o processo.


Encaixe o termostato em sua årea de origem e, em seguida, ligue os fios de transmissão de energia nessa peça. Prenda os parafusos com a chave de venda.


Marque o local exato de cada fio para conseguir montar a vulcanizadora da forma correta. Se os fios nĂŁo forem encaixados corretamente, a mĂĄquina nĂŁo vai funcionar.


Coloque a peça que armazena a resistĂȘncia e a chapa de aquecimento na ferramenta, baixe a haste, prenda os Ășltimos parafusos e faça testes de funcionamento.


Faça a regulagem da vulcanizadora


A vulcanizadora de pneus Ă© regulada por meio de um parafuso situado na parte inferior da mĂĄquina. O profissional pode utilizar uma chave de fenda para movimentĂĄ-lo, de modo que esquente durante mais ou menos tempo.


Caso os reparos não fiquem perfeitos, é possível ajustar a duração do processo até que o resultado seja satisfatório.


Limpe a chapa da mĂĄquina


Na hora de realizar o conserto de uma cùmera, verifique se a chapa da vulcanizadora estå limpa e evite que a borracha fique presa à peça.


Mantenha-a higienizada com o uso de uma lixa e sem o acréscimo de ågua ou qualquer produto de limpeza. Não trabalhe com a superfície åspera e que esteja com cor escurecida, para evitar dificuldades.


Agora, vocĂȘ jĂĄ sabe como funciona e quando trocar a resistĂȘncia da vulcanizadora de pneus! Saiba que a IMC fornece as melhores resistĂȘncias do mercado para essas mĂĄquinas.


A empresa é especialista na fabricação de peças sob medida para o aquecimento industrial, razão pela qual comercializa projetos e materiais para o Brasil inteiro.


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