IMC Resistências Elétricas
1 de fev de 20224 min
Atualizado: 16 de mar de 2023
Desenvolver uma gestão de compras eficiente é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, trata-se de um setor estratégico, que influencia diretamente no capital e na rentabilidade do negócio. Quando o departamento de compras é bem-sucedido em suas ações, a empresa consegue manter um bom fluxo de vendas, diminuir a taxa de desperdício, controlar os custos e assegurar uma reposição de acordo com a demanda do negócio.
Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, como avaliar dados de compras anteriores e criar um bom relacionamento com os parceiros. Para ajudar o seu negócio, preparamos este artigo com ótimas dicas de como fazer uma gestão de compras diferenciada. Boa leitura!
Uma boa gestão de compras é fundamental para o bom andamento orçamentário de qualquer empresa, otimiza os custos e faz toda diferença para os resultados. Através de um bom modelo de gestão de compras as empresas conseguem:
conter despesas supérfluas;
manter o fluxo contínuo de suprimentos para atender adequadamente às demandas da produção e as expectativas dos clientes;
usar os recursos disponíveis de forma mais proveitoso;
manter a qualidade dos serviços oferecidos para os clientes;
cumprir prazos estabelecidos.
Para realizar a gestão de compras de forma adequada, é preciso identificar as variáveis que oferecem o equilíbrio necessário entre a produção e a prestação de serviço, abastecimento e a satisfação do cliente. Esse setor da empresa é fundamental e deve ser gerido de forma responsável e com todas as ferramentas necessárias. Veja algumas dicas de como fazer uma boa gestão de compras.
Ações baseadas em análise de dados tendem a trazer melhores resultados para a empresa. Contudo, como a gestão de compras é uma atividade que mexe diretamente com o capital do negócio, é essencial trabalhar dentro de uma taxa mínima de erro. Por isso, vale a pena armazenar históricos de compras anteriores para consultas e estudos comparativos.
Se a sua empresa conta informações válidas no banco de dados, por que não utilizá-las para otimizar os processos? A partir desse projeto elaborado o gestor entende se há alguma sazonalidade dos produtos, se o preço de algum insumo muda de acordo com a época do ano, entre outros.
Assim, ele consegue definir os melhores períodos de venda e qual estratégia utilizar para adquirir a mercadoria que necessita sem impactos negativos no caixa da empresa.
Tal como o fluxo de vendas, o estoque é um dos principais indicativos para uma atitude mais enérgica da gestão de compras. Ou seja, o número de entrada e saída de produtos deve ser um conhecimento intrínseco para os profissionais do setor. Nesse sentido, o gestor precisa manter um controle rigoroso do estoque, garantindo negociações de compra dentro da necessidade da empresa. Para facilitar o trabalho, é interessante definir um nível mínimo do estoque.
Assim, com o acompanhamento contínuo, é possível saber sempre que o nível do estoque atingiu o limite. Além de assegurar um bom giro de produtos, essa estratégia garante que a empresa não adquira mercadorias em demasia e nem tenha defasagem no seu armazenamento.
Por mais que se crie um planejamento diferenciado, os bons resultados do setor de gestão de compras só serão possíveis se a empresa contar com fornecedores qualificados. Logo, se os parceiros não cumprirem com suas obrigações, toda operação pode ser comprometida.
O primeiro passo para extrair o melhor dessa relação é considerar os fornecedores como parceiros de negócio e como peças fundamentais. Esse conceito de gestão deve estar presente na empresa antes de qualquer negociação.
Além disso, avalie a credibilidade do fornecedor no mercado, seu histórico de atividades, bem como a disponibilidade de produtos e entregas. Não considere jamais o preço como fator principal de escolha. Analise sempre pela perspectiva de custo-benefício, assegurando qualidade no serviço e nas mercadorias.
O responsável pelo setor de compras precisa sempre ter informações atualizadas sobre a saída de todos produtos, especificando a finalidade: venda ou uso. Apenas dessa forma, é possível compreender o fluxo do estoque de forma mais assertiva. Além disso, esse tipo de controle permite que a empresa continue executando, com eficiência e sem interrupções, todas as suas atividades.
Além de saber comprar os produtos que sua empresa precisa, é necessário que o gestor de compras saiba negociar as melhores formas de pagamento, preços e prazos. Dessa forma, é possível garantir que o capital da empresa será aplicado da melhor maneira, evitando transtornos e prejuízos.
A recomendação é que a área de gestão de compras sempre faça cotações e orçamentos com fornecedores diferentes, optando por aqueles que oferecem as condições mais adequadas com as condições financeiras da empresa.
O SRM (Supplier Relationship Management) é um importante recurso para ampliar significativamente as possibilidades no gerenciamento de suprimentos. A Gestão de Relacionamento com Fornecedores é um sistema capaz de controlar o relacionamento com os fornecedores de forma eficiente e detalhada.
Assim, esse sistema de gestão é indispensável para o bom gerenciamento de relações entre empresas e fornecedores das mercadorias ofertadas aos clientes. Geralmente, esse sistema trabalha junto a um software que gerencia esse relacionamento com automatizações bem mais eficazes que os processos manuais ou com ferramentas improvisadas.
Para aprimorar a gestão de compras de uma empresa, é importante fazer uso de softwares eficientes. Esses programas auxiliam as empresas a estruturar processos, automatizar, comprar e fornecer informações relevantes, como cotações, pedidos, cadastros e recebimentos, em tempo real.
É fundamental que o software escolhido proporcione uma plataforma totalmente flexível e integrada, capaz de avaliar e monitorar os resultados dos procedimentos operacionais, gerenciais e estratégicos. Essa é uma forma de garantir uma posição de destaque frente aos concorrentes.
A falta de um processo de gestão de compras eficiente pode levar diversas consequências para a empresa. A falta de investimento em tecnologia, por exemplo, pode levar a muitos prejuízos. Além disso, é por meio da gestão de compras que se torna possível reduzir e melhorar o controle de custos, permitindo a melhora nos resultados.
Portanto, um trabalho diferenciado com a gestão de compras é capaz de trazer diversas vantagens para o seu negócio, como aumento de rentabilidade e redução de custos. Quanto melhor o gerenciamento, menor o desperdício e maior o fluxo de vendas. Por isso, é importante trabalhar com análise de dados e desenvolver um bom relacionamento com fornecedores capacitados.
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